Fazu e Prefeitura de Uberaba realizam projeto de compostagem com resíduos de podas

Turma do Projeto Integrador no espaço de compostagem

Publicado em 10 de julho de 2019 às 16h40

Última atualização em 10 de julho de 2019 às 16h40

Acompanhe tudo sobre Adubação, Biológico, Composto orgânico, Orgânicos, Poda, Resíduos, Solo e muito mais!
Turma do Projeto Integrador no espaço de compostagem

Gramados que sobram das podas viram adubo orgânico através da compostagem

Com o “Projeto Compostagem”, os materiais provenientes de podas de árvores e gramados do município de Uberaba deixam de se avolumar nos aterros sanitários e encontram um destino mais nobre. O projeto é uma iniciativa da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri). O processo de compostagem iniciou em maio de 2019 e a Fazu já recebeu e realizou a compostagem de dois caminhões de restos de podas.

O projeto é orientado pelo professor da Fazu Saulo Strazeio Cardoso, com apoio e colaboração do secretário da Sagri, José Geraldo Borges Celani, e dos colaboradores da Sagri, o engenheiro agrônomo Fábio Teixeira Lucas, a zootecnista Renata Serafim, também professora da Fazu. Acadêmicos do Projeto Integrador 2 participam do projeto e aprendem na prática sobre como realizar uma compostagem. Inicialmente, o adubo proveniente da compostagem do projeto será utilizado em hortas do município e da Fazu, bem como na adubação dos jardins da faculdade.

De acordo com o professor Saulo, o projeto é de suma importância para a conservação do meio ambiente. “Além de trabalhar a reutilização dos materiais provenientes de podas (árvores, gramas dentre outros), o projeto ainda atua no descarte ambientalmente correto. Com o projeto, os aterros sanitários recebem um volume menor de material, já que grande parte dos materiais são convertidos em adubos e utilizados para adubação de praças, hortas, jardins e outros”, comenta.

A compostagem é a “reciclagem dos resíduos orgânicos”, uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

Por meio da compostagem é possível recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros.

O projeto surgiu após uma reunião entre representantes da Fazu, Prefeitura de Uberaba, Secretaria do Agronegócio e Epamig. Na ocasião, várias ideias de projetos agroecológicos foram debatidas, sendo o projeto de compostagem sugerido. Após a reunião, o Sr. João Gilberto Riposati, vice-prefeito de Uberaba, entrou em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos, apresentou o projeto e repassou aos setores responsáveis.

O zootecnista José Geraldo Borges Celani, egresso da Fazu e responsável pelo Departamento de Produção Agropecuária da Sagri, é um dos responsáveis pelo projeto e destaca a importância da parceria. “Como ex-aluno da Fazu, é uma grande satisfação realizar projetos em parceria com a faculdade. É um projeto que envolve produtores rurais, o ensino superior e o setor público, e no final todos ganham com este projeto, principalmente o meio ambiente, que precisamos dar uma atenção muito especial”, destaca.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Abate humanizado de bovinos: pesquisa do CEUB revela práticas éticas e legais

2

Congresso Brasileiro de Soja 2025 debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã

3

Livro ‘Doenças da Cultura do Gergelim’ traz conhecimento inédito para produtores

4

Bejo na Hortitec 2025: inovação em brócolis e folhosas

5

Oxiquímica Agrociência na Hortitec 2025: MIRA traz inovação e eficiência no manejo de pragas

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial