Do campo à mesa: Cargill e IBS preparam pequenos produtores para mercado de queijos artesanais

Projeto itinerante oferecerá capacitação gratuita em cidades dos estados de MG e SP e deve promover mais de 24 encontros até dezembro
Acompanhe tudo sobre queijos artesanais e muito mais!

A Cargill, em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), acaba de lançar a etapa 2024 do Circuito Rural – Queijos Artesanais, em Araxá (MG). O projeto itinerante oferece capacitação gratuita para pequenos produtores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre produção de queijos artesanais, fabricação de queijos finos e processamento de leite.

A fase piloto da iniciativa já passou por três cidades e treinou 70 produtores rurais e pequenos empreendedores do ramo de alimentos com o apoio de uma queijaria móvel equipada para a realização dos cursos.

Na nova etapa, o projeto vai percorrer nove cidades de Minas Gerais e, até dezembro deste ano, também chegará a sete cidades de São Paulo. Em cada município serão realizados dois dias de capacitação para a fabricação de queijos de mofo branco e azul. Na programação, há temas de formação básica em boas práticas de fabricação de alimentos e princípios para a produção de leite de qualidade. 

“A Cargill tem criado um legado nas comunidades onde atua, e o investimento social é uma forma de mostrar que compartilhamos os valores das comunidades. Investimos nas localidades de diversas formas e, neste caso, capacitar os produtores para que continuem prosperando é uma ação que tem resultados a curto, médio e longo prazos”, comenta Flavia Tayama, líder de responsabilidade corporativa e diretora presidente da Fundação Cargill.

Conduzidas por um time de profissionais, as aulas abordarão as principais características dos queijos, curiosidades, variações, embalagem e rotulagem, além de legislação vigente e mercado consumidor. Também serão discutidos temas relativos à nutrição animal e de que forma ela interfere na qualidade do leite e do queijo. 

A realização do circuito faz parte da proposta da Cargill, dona da marca Nutron, de oferecer soluções para o pecuarista leiteiro e, paralelamente, falar com esse público sobre manejo e nutrição de vacas leiteiras.

“Com o Circuito Rural, conseguimos atingir dois objetivos importantes – o incremento da renda familiar do pequeno produtor e o aprendizado de uma nova habilidade que impactará positivamente a criação do gado. Fomentar iniciativas como essa, associada às boas práticas no campo e nutrição animal, agrega valor não só à produção, mas também ao setor, permitindo que ele seja mais sustentável, abrindo espaço para novas oportunidades”, diz Marcelo Dalmagro, líder de Marketing Estratégico e Tecnologias da Cargill. 

Os interessados em participar das próximas rodadas da capacitação podem obter mais informações sobre o número de vagas e as próximas cidades que vão receber o curso pelo celular: 19 98166-6430 com Isabelle Cunha do IBS.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Khrin na Hortitec 2025: inovação e sustentabilidade para viveiros com sistema Biopot

2

LS Tractor na Hortitec 2025: tratores versáteis otimizam manejo dos hortifruticultores

3

Exportações de café em maio alcançam 2,963 milhões de sacas, queda de 33% ante mai/24

4

Fazenda Botânica: consórcio entre café e soja alia rentabilidade e sustentabilidade

5

Projeto ‘Café Soja’: como café e soja se uniram após as geadas de 2021

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial