Cultivo orgânico de alho é possível

Para o cultivo orgânico de alho, o produtor deve aplicar um conjunto de práticas de manejo agroecológicas afim de obter um alimento saudável, saboroso e sustentável, abrindo mão do uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou produtos transgênicos.

Publicado em 19 de março de 2024 às 18h00

Última atualização em 19 de março de 2024 às 18h00

Acompanhe tudo sobre Alho, baixa umidade relativa do ar, condições climáticas, Cultivo Orgânico e muito mais!

Hélio João de Farias Neto
Engenheiro agrônomo e mestre em Agricultura Orgânica – Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
helio.neto@emater.mg.gov.br

O alho é uma planta originária da Ásia Central, que se adapta bem a diferentes condições climáticas, porém, demanda temperaturas mais amenas e baixa umidade relativa do ar.

Crédito: Paula Rodrigues

Sobre as propriedades do alho, há muitas pesquisas publicadas sobre seus benefícios para a saúde. Algumas da principais qualidades é que ele é rico em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, possui ação antibacteriana, anti-inflamatória, antiviral, antifúngica, pode ajudar a prevenir e tratar diversas doenças, como infecções, gripes, resfriados, vermes, hipertensão, colesterol alto, diabetes, câncer, entre outras.

Cultivo

Para cultivar alho orgânico, é preciso escolher um solo solto, poroso, leve, bem drenado e rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7. O produtor deve fazer uma amostragem de solo e enviar para análise para conhecer o tipo de solo, afim de fazer a correção e fertilização orgânica do solo, caso necessite.

Plantio

O plantio pode ser feito com os próprios dentes de alho. As sementes devem ser armazenadas sob refrigeração de 0°C a 10°C, pelo período de dois meses, antes de serem plantadas.

Esse método é chamado de “vernalização” e ajuda na melhor formação de bulbos em locais que não possuem as condições climáticas adequadas para determinadas cultivares.

A profundidade do plantio varia de 3,0 a 5,0 cm, sempre com a parte mais fina virada para cima. O espaçamento entre os dentes deve ser de 25 a 30 cm entre linhas e 10 cm entre as plantas.

Adubação

A adubação orgânica pode ser feita com composto rico em matéria orgânica, antes e depois do plantio (cobertura), na base de 10 a 15 toneladas por hectare. Uma boa sugestão de composto orgânico é o bokashi, um composto à base de farelos e EM´s (microrganismos eficientes).

Nesse caso, a dosagem pode ser menor do que o composto comum, pois é um composto altamente nutritivo que melhora as condições biológicas do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Irrigação

A irrigação deve ser moderada e monitorada pelo produtor, para que não haja o encharcamento do solo, evitando doenças como podridões e manchas fúngicas.

Colheita

A colheita ocorre quando as folhas começam a secar, cerca de quatro a seis meses após o plantio. O alho orgânico deve ser curado em local seco e ventilado, para melhorar a conservação e o sabor.

Lembrando que o cultivo orgânico de alho traz diversos benefícios para a saúde e para o meio ambiente, pois não há contaminação do solo, da água e do ar por produtos sintéticos, evita o desperdício de recursos naturais, protege a saúde dos produtores rurais e dos consumidores, e valoriza a produção local e familiar.

O alho orgânico é, portanto, uma escolha inteligente, saudável e ecológica, que pode fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

FiiB reúne universidades internacionais e oportunidades para estudantes

2

Seminário debate mercado mundial de soja em Londrina

3

Safra de café apresenta menor rendimento em 2025 e novos desafios em 2026, aponta Fórum Técnico da Cooxupé

4

Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de público e de negócios globais

5

Concurso NossoCafé 2025 da Yara incentiva cafeicultura especial e sustentabilidade

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Campos-e-Negocios - Post redes sociais

FiiB reúne universidades internacionais e oportunidades para estudantes

Fórum da Cooxupé reuniu especialistas em Guaxupé para tratar sobre os impactos climáticos na cafeicultura (Divulgação)

Safra de café apresenta menor rendimento em 2025 e novos desafios em 2026, aponta Fórum Técnico da Cooxupé

Fenasucro & Agrocana 2025 superou as expectativas de público e de geração de negócios, além de entregar mais de 100 horas de conteúdos especializados (Crédito: WTF Estúdio)

Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de público e de negócios globais

Cafe / Crédito: Erasmo Pereira Epamig

Concurso NossoCafé 2025 da Yara incentiva cafeicultura especial e sustentabilidade