A variedade mais rentável no cultivo de morangos

Crédito Shutterstock

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 15h11

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h44

Acompanhe tudo sobre Bandeja, Colheita, Hortifrúti, Morango, Pós-colheita, Substrato e muito mais!

 

Crédito Shutterstock

Mário Calvino Palombini

Consultor da Vermelho Natural

vermelhonatural@hotmail.com

 

Uma das características da cultura do morango é o intenso trabalho de melhoramento genético feito por universidades e empresas particulares com o intuito de gerar novas variedades. Posso citar como as principais a Universidade da Califórnia e da Flórida, que produzem as variedades americanas e a Planasa, que produz as variedades espanholas.

 

Grupos

 

As variedades podem ser divididas em dois grupos, os de dias curtos e neutros. As de dias curtos são variedades que respondem aos estímulos da temperatura e fotoperíodo. São variedades que, com temperaturas elevadas e comprimento do dia longo, cessam a produção. As de dia neutros respondem somente à temperatura.

A maioria das instituições de melhoramento genético tem como prioridade o desenvolvimento de variedades de dias curtos, que possuem maior demanda mundial. As variedades de dias neutros são, na maioria das vezes, provenientes da Universidade da Califórnia.

Com o surgimento de uma nova variedade, estas são distribuídas para a maioria das regiões produtoras no mundo, onde são testadas nos seus respectivos climas, são avaliados diversos fatores, como cor interna e externa do fruto, cavidade interna, forma predominante, firmeza, sabor, ºBrix, resistência a dano mecânico, frescura do cálice, resistência a doenças em pós-colheita, vigor da planta, tempo de maturação do fruto, deformação e peso médio dos frutos, produção total, produção precoce, produção de primeira, segunda categoria e industrial.

Após as respectivas avaliações, é possível saber quais variedades se adaptam melhor à região especifica. Mas, de forma geral, os trabalhos de melhoramento são dirigidos para atender às regiões de maior interesse comercial, como a Califórnia, nos EUA, que possui uma área plantada de 26.000 hectares, e a província de Huelva, na Espanha, com uma área de 7.000 hectares.

Também são analisadas as variedades que se adaptam aos sistemas fora do solo ou de cultivos convencionais, com ou sem cobertura plástica. As variedades que melhor se comportam na produção de mudas em raiz nua são: mini trayplants e trayplants (mudas produzidas em bandejas com substrato).

 

Condições específicas

 

Nas regiões de clima temperado e de fotoperíodo curto, como no norte da Europa, se desenvolveu a técnica denominada colheita programada. Basicamente, consiste em manter armazenadas as mudas, geralmente “trayplants“, em câmaras frias a -1°C, em um determinado momento, sob um forte estímulo de fotoperíodo, após o qual elas são retiradas e colocadas em uma estrutura fora do solo.

Estas técnicas estimulam, em um período muito curto de tempo, a floração intensa, concentrando a produção em uma época do ano. Após esta colheita, são retiradas as folhas e o processo se repete novamente, obtendo outra produção concentrada.

A partir deste momento se encerra o ciclo de produção e as mudas são descartadas. As instituições de melhoramento genético que possuem acesso a estes mercados desenvolveram variedades adaptadas à  técnica.

Todos estes trabalhos são fundamentais para que a cultura de morango se adapte e tenha resultados satisfatórios em uma ampla diversidade climática e de solo, ampliando as regiões produtoras no mundo.

Essa matéria você encontra na edição de novembro da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Milho paulista: valor da produção agropecuária cresce 26% em 2025

2

Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo

3

Novo combo de uvas tintureiras reforça produção de sucos e vinhos brasileiros

4

Dicas para fazer uma horta doméstica no feriado

5

Aquishow Brasil 2026 volta a Uberlândia (MG) para fomentar a piscicultura no Triângulo Mineiro e região

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

A BRS Antonella apresenta alto potencial produtivo, com produtividade semelhante ou superior às cultivares tradicionais mais plantadas. Foto: Patrícia Ritschel

Novo combo de uvas tintureiras reforça produção de sucos e vinhos brasileiros

FRUIT_2026_INDY5683-166 (1)

MAPA e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira

1155 AGRICOLA B (Pequeno)

Produção de morango reforça protagonismo da agricultura familiar

imagem_2026-02-10_150047365

Agrocinco e Embrapa: parceria impulsiona inovação e produtividade no campo