Workshop reúne autoridades e especialistas no combate ao mercado de agrotóxicos ilegais, em Campo Grande

Arquivo
Acompanhe tudo sobre Agrotóxicos e muito mais!

A CropLife Brasil (CLB), a Polícia Federal e parceiros, promovem em 08 de outubro, no Auditório do Sistema FAMASUL, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o workshop sobre combate ao mercado de insumos agrícolas ilegais, com autoridades e especialistas do setor. O evento é uma correalização entre Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Polícia Federal e CLB, com apoio institucional da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV). 

O objetivo do workshop é debater estratégias para reduzir práticas ilícitas envolvendo produtos contrabandeados e falsificados, capacitar servidores públicos envolvidos na fiscalização e registro de agrotóxicos, compartilhar impactos da pirataria – tanto na escala industrial, quanto para o produtor, e discutir os canais e meios de formalizar denúncias para coibir a prática. No encontro será demonstrada a ferramenta do MAPA para identificação e triagem rápida de amostras de agrotóxicos ilegais via espectrômetro.

A programação conta com palestras do professor Leandro Piquet, coordenador acadêmico da ESEM/USP (confirmado); Superintendente da Polícia Federal do MS, Carlos Henrique Cotta Dangelo (confirmado); Diretor presidente do IAGRO, Daniel Ingold (confirmado); Superintendente Federal de Agricultura (SFA-MAPA) no MS, José Antônio Roldão (confirmado); Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do MS, Antônio Carlos Videira (a confirmar); representante oficial da FAMASUL (a confirmar); e do gerente de Combate a Produtos Ilegais na CropLife Brasil, Nilto Mendes (confirmado).

O encontro reúne representantes e servidores de diversas instituições públicas e privadas, incluindo EMBRAPA, IBAMA, MAPA, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público (MP), Receita Federal do Brasil (RFB), Secretarias de Estado do MS, além dos correalizadores e especialistas da indústria de insumos agrícolas agrícola.

O mercado ilegal é um dos maiores desafios enfrentados pela indústria do agronegócio. Estimativa do setor indica que até 25% do mercado de insumos no país opera à margem da lei. A CropLife Brasil reforça que o combate ao mercado ilícito exige mobilização conjunta entre órgãos públicos, produtores e sociedade. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Canal de Denúncias da entidade.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

2

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

3

Tipos de graviola: variedades, características e mais

4

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

5

PLC Distribuidora: caixas que fazem a diferença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Aplicativo da Embrapa para monitorar cascudinho na avicultura com inteligência artificial

Simpósio da FACTA discutirá custo, desempenho e saúde intestinal na nutrição animal em Foz do Iguaçu (PR)

Propriedade Cafesul - Muqui (ES) ok

Cafeicultores do Comércio Justo unem forças para enfrentar mudanças climáticas

Queijo Minas Artesanal -  foto Alexandre Souza / ilustrativa

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

Crédito Cristiano Soares de Oliveira

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C