Novos equipamentos modernizam análise de solo

Publicado em 4 de janeiro de 2015 às 07h00

Última atualização em 4 de janeiro de 2015 às 07h00

Acompanhe tudo sobre Agricultura de precisão, Água, Análise de solo, Cálcio, Matéria orgânica, Nitrogênio, Oliveira, Processamento, Sensor, Solo, Traça e muito mais!

Ronaldo Pereira de Oliveira

PhD em Agricultura de Precisão e pesquisador da Embrapa Solos

ronaldo.oliveira@embrapa.br

Gustavo M. Vasques

PhD em Mapeamento Digital de Solos e pesquisador da Embrapa Solos

gustavo.vasques@embrapa.br

Rabelis extendido
Rabelis extendido ” Créditos Embrapa Solos

A aquisição de um pacote tecnológico envolvendo diferentes sensores de campo, conhecidos como sensores proximais, e de um sistema contemporâneo de processamento de imagens, em breve fortalecerá a infraestrutura de pesquisa na Embrapa Solos e instituições parceiras, possibilitando medir e processar dados sobre solos e propriedades ambientais correlatas com eficiência, precisão e qualidade, diminuindo a necessidade de coleta de amostras e análises em laboratório.

O pacote proposto atende a uma demanda nacional pela informação de solos espacializada com menor custo e maior dinamismo, beneficiando vários projetos num contexto multiusuário, multidisciplinar e multi-institucional.

Esses projetos compartilham requisitos básicos no desenvolvimento científico e aplicado de plataformas multissensores que atenderão, entre outras, às atividades de modelagem quantitativa de atributos do solo, aplicada ao mapeamento digital de solos, e de monitoramento espaço-temporal intensivo, aplicado ao manejo agroambiental por sítio específico, um dos principais objetivos da agricultura de precisão.

Estas atividades estão em consonância com redes de pesquisa nacionais e internacionais, como a Rede Brasileira de Pesquisa em Mapeamento Digital de Solos, a Rede Nacional de Agricultura de Precisão, a Rede de Pesquisa em Solos Frágeis, o Arranjo de Projetos em Serviços Ambientais na Paisagem Rural da Embrapa, e o Consórcio Internacional GlobalSoilMap.net.

Para o produtor

Os sensores adquiridos, todos comercialmente disponíveis, permitirão gerar informações sobre características do solo como compactação, condutividade elétrica, presença de elementos no solo que geram campo magnético e teor de metais pesados. Além disso, o pacote inclui um radar de penetração, muito aplicado a prospecções geodésicas, que permitirá checar a profundidade do solo, tudo isso acompanhado de um software para processamento de imagens com base em objetos terrenos, que permite a identificação de alvos segundo sua forma, tamanho e relações topológicas de vizinhança.

Mais especificamente, os sensores proximais têm sido empregados para medir diretamente ou estimar indiretamente diversos atributos do solo. Citam-se como medidas diretas do solo e respectivos sensores de medição: teor de umidade (TDR), condutividade elétrica aparente (condutivímetros), suscetibilidade magnética (suscetibilímetros), refletância espectral (espectrorradiômetro), resistência à penetração (penetrógrafo), localização de camadas adensadas (radar de penetração) e teor de diversos elementos (espectrômetro por fluorescência de raios-X), inclusive gamarradioativos (gamarradiômetro).

A literatura apresenta bons resultados do uso de sensores proximais para a estimação indireta de diversos atributos do solo, como: teor de cátions trocáveis (cálcio, magnésio, potássio e sódio), capacidade de troca catiônica (CTC), frações granulométricas (argila, silte e areia), densidade do solo, acidez (pH), teores de carbono, matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e enxofre. Além disso, os sensores têm sido usados para o delineamento de zonas de manejo e de tipos de solos na propriedade.

O uso destes sensores permitirá otimizar a observação e medição de propriedades de solos, economizando tempo e recursos em projetos e facilitando o processamento integrado dos dados.

Tais linhas de pesquisa já estão em pleno andamento em outras partes do mundo, o que evidencia a necessidade de investimentos nesta área, acompanhando a tendência mundial para manter o Brasil como referência na geração de conhecimentos sobre solos tropicais, área em que a Embrapa tem notável atuação.

Foto 03 - Rabelis & MiniTrich
Rabelis & MiniTrich ” Créditos Embrapa Solos

Modernização

No Brasil, o setor agropecuário é ainda carente de técnicas modernas de caracterização e mapeamento de solos que deem suporte à tomada de decisão nas áreas de cultivo. A utilização de sensores proximais é ainda incipiente no país, limitando-se a testes de sensores em implementos agrícolas e poucos estudos de variabilidade espacial de atributos do solo.

Entretanto, em países como Estados Unidos, Austrália e Alemanha, e também por meio dos esforços conjuntos da União Europeia, se observa o desenvolvimento de plataformas integrando vários sensores proximais para medição simultânea de diversas propriedades do solo.

Em sua fase atual, a pesquisa em sensoriamento proximal do solo para viabilizar a sua ampla aplicação na agricultura está focada no desenvolvimento, adaptação e validação de métodos de observação e análise, protocolos operacionais e sistemas de suporte à decisão.

Para isso, as ações de pesquisa contemplam objetivos estratégicos e desafios científicos e tecnológicos que visam: garantir o uso eficiente e sustentável do solo e da água; contribuir para o avanço da fronteira do conhecimento; aplicar novos conceitos e dispositivos de medição, simulação, modelagem e previsão, inclusive do impacto das mudanças climáticas nos sistemas agrícolas; incrementar o planejamento agroambiental na propriedade agrícola; e subsidiar o desenvolvimento sustentável do Brasil mediante a geração e consolidação da informação do recurso solo no país.

Vale lembrar que para cumprir plenamente esses objetivos ainda é necessário que o uso integrado destes equipamentos seja validado e os recursos humanos devidamente capacitados. Além disso, deve-se unir esforços com linhas correlatas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro da revista Campo & Negócios Grãos. Clique aqui para adquirir já a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Espécies nativas do Cerrado ganham espaço no paisagismo e na restauração ecológica

2

Fertilização in vitro impulsiona produtividade e genética na pecuária leiteira

3

Variedades de guandu para alimentação humana: benefícios nutricionais e boa aceitação

4

Novas variedades precoces de laranja aliam produtividade e qualidade do suco

5

Aplicação aérea de defensivos agrícolas: é mais vantajoso contratar o serviço ou investir em um drone de pulverização?

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Arquivo

Congresso Brasileiro de Soja 2025 debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã

"Doenças da Cultura do Gergelim" lançado em Sorriso (MT)

Livro 'Doenças da Cultura do Gergelim' traz conhecimento inédito para produtores

Inoculação da soja

Inoculação com Bactérias Promotoras de Crescimento de Plantas

Foto do Solution Day

Solution Day: inovação, treinamento e resultados reais no agro