Imunonutrição é tema de palestra em Simpósio Facta sobre sanidade e manejo de frangos de corte, no PR

Imagem de granja de frango / Arquivo
Acompanhe tudo sobre frangos de corte, Paraná e muito mais!
Melina Bonato

Melina Bonato, doutora em nutrição e produção animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e gerente global técnica e de P&D da ICC Animal Nutrition ministrará uma palestra sobre o conceito de imunonutrição dentro do cenário de estresse calórico em aves. A palestra faz parte do programa do simpósio “Frangos de corte: sanidade e manejo”, realizado pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), em Maringá (PR), nos dias 26 e 27 de março.

“A imunonutrição é a aplicação de nutrientes específicos para modular a resposta imune dos animais frente aos diversos desafios. Esse conceito visa fortalecer as defesas de forma preventiva, o que impactará em um menor custo metabólico para o animal e resultará em ganhos produtivos. Esses objetivos podem ser alcançados com programas preventivos, inclusive nutricionais e funcionais, considerando o uso de componentes ou aditivos alimentares específicos que promovem resposta imune mais eficaz nos animais”, explica Melina Bonato.

As discussões sobre melhores condições para a produção animal avançam rapidamente. Nos últimos anos, o conceito de imunonutrição ganhou força e tem sido um tema bastante discutido nas diversas cadeias produtivas. “A região de Maringá concentra cooperativas, produtores e empresas avícolas independentes. Esse evento é mais uma oportunidade para o aprimoramento profissional nesse campo”, ressalta a especialista.

Para ela, uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e bem-estar dos animais com impacto em crescimento e produção é investir cada vez mais em monitoramento e uso estratégico das informações. Pensando nisso, o programa proposto pela Facta abordará também outros assuntos relevantes na produção avícola, como: Ingredientes alternativos, aspectos de sanidade, influenza aviária, gestão de dados de produção, estresse por calor, e condenações no abatedouro. “Considerando nossos desafios atuais, essas discussões são relevantes e ajudam na construção de estratégias para os desafios diários da avicultura. Por isso, respondi prontamente ao convite da Facta para participar deste evento e trazer o assunto de imunonutrição dentro do debate”, finaliza Melina Bonato.

LEIA TAMBÉM:

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Custos de produção de suínos e frangos de corte caem pelo terceiro mês seguido

2

App para monitorar cascudinho na avicultura reduz uso de inseticidas

3

Exportações brasileiras de ovos em julho de 2025 crescem 304,7% e atingem US$ 11,8 milhões

4

Mercado de defensivos da soja 2024-25 recua, mas área potencial tratada bate recorde

5

Fenasucro & Agrocana 2025 começa com Alckmin e Tarcísio e foco em bioenergia

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Aplicativo da Embrapa para monitorar cascudinho na avicultura com inteligência artificial

App para monitorar cascudinho na avicultura reduz uso de inseticidas

Arquivo

Exportações brasileiras de ovos em julho de 2025 crescem 304,7% e atingem US$ 11,8 milhões

Soja - Freepik (Telefone)

Mercado de defensivos da soja 2024-25 recua, mas área potencial tratada bate recorde

A 31ª Fenasucro & Agrocana reúne mais de 600 marcas nacionais e internacionais, apresentando tecnologias e inovações para toda a cadeia de bioenergia (Crédito foto: Divulgação)

Fenasucro & Agrocana 2025 começa com Alckmin e Tarcísio e foco em bioenergia