Bioestimulação eleva produtividade das culturas

Fertilizante organomineral natural fomenta a competitividade do produtor; em áreas de soja, ganhos foram de 9,2 até 11 sacas a mais por hectare

Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 15h00

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h01

Acompanhe tudo sobre Bioestimulação, Soja e muito mais!

Um ano após lançar sua Plataforma de Bioestimulantes, formada pelas soluções Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde, a Sipcam Nichino Brasil segue liderando estudos com objetivo de consolidar no país a prática da bioestimulação de culturas (nutrição especial de plantas). De 2022 para cá, informa a empresa, foram realizadas diferentes pesquisas na área, sendo uma delas focada na utilização da solução Stilo® Verde em áreas de soja e feijão. Conforme a companhia, há registro de ganhos robustos em produtividade, nas duas culturas.

Soja
Créditos: Divulgação

De acordo com o engenheiro agrônomo Gabriel Villela, da área de pesquisa e desenvolvimento, enquanto novos ensaios envolvendo a bioestimulação são planejados para a safra em andamento, a companhia trabalha com números obtidos na safra 2022-23, “um conjunto de indicadores robustos, que respaldam o desempenho do bioestimulante Stilo® Verde”.

“Na soja, temos o registro de estudo realizado em Leme (SP), que constatou aumento de 9,2 sacas de soja por hectare atribuído ao efeito do manejo com Stilo® Verde, na comparação a outros tratamentos.” Neste caso, ele diz, a solução da Sipcam Nichino entregou a média de 56,9 sacas por hectare. Outro campo, acrescenta o agrônomo, este igualmente recente, na também paulista Paranapanema, “rendeu a média de 84 sacas por hectares, 11 sacas a mais ante o bioestimulante comparado.”

Na cultura do feijão, complementa Gabriel, embora ainda não haja números finais, que estão em consolidação, os ensaios da equipe técnica da companhia “apontam para elevada viabilidade técnica da utilização do bioestimulante Stilo® Verde no fomento à produtividade da cultura”.

“Nos dois casos, feijão e soja, dados preliminares e consolidados acerca dos atributos de Stilo® Verde apontam para a colheita de grãos mais pesados do que os provenientes de outros tratamentos”, continua Villela. “Além de grãos mais robustos, há rendimento superior, e isso também ocorre, segundo observamos, em outras lavouras como milho, tomate, cana-de-açúcar e café.”

Conforme a Sipcam Nichino, Stilo® Verde é um fertilizante organomineral, natural, composto por aminoácidos livres e micronutrientes eficazes na formulação. “Frente a desafios climáticos e outras adversidades da produção, trata-se de uma tecnologia em fomento à produtividade, uma ferramenta estratégica para a competitividade do agricultor”, finaliza Gabriel Villela.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Khrin na Hortitec 2025: inovação e sustentabilidade para viveiros com sistema Biopot

2

LS Tractor na Hortitec 2025: tratores versáteis otimizam manejo dos hortifruticultores

3

Exportações de café em maio alcançam 2,963 milhões de sacas, queda de 33% ante mai/24

4

Fazenda Botânica: consórcio entre café e soja alia rentabilidade e sustentabilidade

5

Projeto ‘Café Soja’: como café e soja se uniram após as geadas de 2021

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

mudas da Khrin

Khrin na Hortitec 2025: inovação e sustentabilidade para viveiros com sistema Biopot

Trator que será apresentado pela LS Tractor na Hortitec 2025

LS Tractor na Hortitec 2025: tratores versáteis otimizam manejo dos hortifruticultores

Café

Exportações de café em maio alcançam 2,963 milhões de sacas, queda de 33% ante mai/24

Fileiras consorciadas de café e soja em lavoura no sul de Minas Gerais

Projeto 'Café Soja': como café e soja se uniram após as geadas de 2021