Bataticultor está colocando mais adubo do que o solo precisa

Crédito Ana Maria Diniz

Publicado em 1 de novembro de 2017 às 07h35

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h31

Acompanhe tudo sobre Análise de solo, Batata, Boro, Cálcio, Manganês, Micorrizas, Nitrogênio, Pulverização, Queima, Solo, Zinco e muito mais!

José Acácio de Vilas Boas

Consultor técnico especialista em batatas

jacacioperitoambiental@hotmail.com

 

 Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

Pesquisa recente aponta que a falta de uma análise de solo tem feito muitos produtores gastarem mais do que a cultura exige. Em solos de alta fertilidade, porexemplo, não há necessidade de se usar tanto fertilizante. Colocado além do que a planta precisa, o fertilizante é perdido no ambiente, e pode contaminar o lençol freático e até comprometer a atmosfera com a emissão de CO2.

Equilíbrionutricional

Toda planta requer um bom equilíbrio nutricional e a batata principalmente, pois é uma planta com alta taxa fotossintética em um curto período de tempo, em média 80 dias, por isso a importância que os nutrientes estejam de forma equilibrada e disponíveis nesse período de 80 dias.

Está na cultura do bataticultor o uso de até quatro toneladas de 04-14-08, ou similar, por hectare. Em parte porque os fertilizantes no Brasil, até bem pouco tempo, eram um insumo barato. Com as elevações das matérias-primas, hoje já se torna necessário o uso mais racional.

Assim, a análise do solo é fundamental, pois agronomicamente sabemos que a planta não se alimenta de “exageros” e também há os aspectos ambientais e ecológicos do solo. Nitratos em excessos contaminam lençóis freáticos, potássio em demasia queima as raízes e atrapalha asmicorrizas do solo, etc.

A análise do solo tem várias finalidades. O símbolo pH significa potencial (p) de hidrogênio (H), indicando a quantidade dos íons do elemento H+ que existem no solo. A escala de PH é uma série de números que vai de 0 a 14. Quanto mais baixo o número,maior a quantidade de H+ presente e, portanto, maior acidez. Crescendo o pH, diminui a acidez e aumenta a alcalinidade.

Quando o pH for igual a 7,0 tem-se a neutralidade: o número de íons H+ presente é neutralizado por número igual de hidroxilas OH.

Nutrientes fundamentais

São 16 os elementos essenciais à batata, todos com a mesma importância (Lei do mínimo de Liebig). O que ocorre é que a planta requer maior quantidade de um ou outro. Exemplo: a batata requer mais fósforo do que nitrogênio, mais cálcio do que magnésio, etc.

Os elementos essenciais sãoos macronutrientesnitrogênio, fósforo e potássio; e os macronutrientes secundários: cálcio, magnésio e enxofre. Já os micronutrientes são: ferro, zinco, manganês, boro, cobre, vanádio, silício, cobalto, molibdênio e níquel.

Normalmente os macronutrientes primários e secundários são colocados no solo, no plantio e na amontoa, alguns deles. Já os microelementos são aplicados via pulverização, ou seja, nas folhas.

É importante ressaltar que a planta não se alimenta de exageros. Como consequência, o excesso de um nutriente causa deficiência de outro, exemplo: excesso de nitrogênio causa deficiência de cálcio; excesso de potássio causa deficiência de magnésio, etc. Portanto, toda atenção é pouca.

Sem erros

Para evitar erros, o produtor deve contar sempre com o acompanhamento de um consultor técnico especializado na cultura da batata. Além disso, é importante o bataticultor visitar diariamentea lavoura, bem como se informar em eventos, palestras, simpósios, congressos, cursos, etc. sobre a cultura e ler informativos técnicos, revistas como Campos & Negócios, etc.

Apenas uma produção acima de 700 sc/ha trará uma boa relação custo/benefício à produção de batata, portanto,qualidade e produtividade, sempre.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

Framboesas vermelhas frescas

Panorama da produção de framboesa

PG 62  a 63 - Foto 01 (Telefone)

Estufas para folhosas: proteção e qualidade o ano todo