Aminoácidos juntamente com cálcio e boro = aumento da florada cafeeira

Crédito Omar Rocha

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 19h27

Última atualização em 11 de setembro de 2018 às 19h27

Acompanhe tudo sobre Adubação, Aminoácido, Bioestimulante, Boro, Café, Cálcio, Enraizamento, Nitrogênio, Nutrição e muito mais!

 

Nilva Terezinha Teixeira

Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário do Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal)

nilvatteixeira@yahoo.com.br

Crédito Omar Rocha
Crédito Omar Rocha

O cafeeiro é uma cultura de grande expressão em nosso país, que é o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido pelo Vietnã e Colômbia. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) estima para a safra 2018, ano de bienalidade positivado café, que o País produza 58 milhões de sacas beneficiadas, crescimento de 29,1% em relação ao período anterior.

Essencialidade da nutrição

A produtividade da lavoura cafeeira é afetada por diversos fatores, entre os quais a nutrição das plantas e a adubação, que são extremamente importantes para satisfazer a exigência nutricional das plantas.

Estudos sobre a nutrição do cafeeiro têm revelado que a absorção de nutrientes nos estádios de pré e pós-floração se intensifica, variando, principalmente, em função das condições ambientais e do estado de desenvolvimento da planta. Esse fato sugere que o suprimento de nutrientes, para atender a demanda do cafeeiro, deve se iniciar ainda na fase de pré-floração.

O uso de formulações foliares em café contendo micronutrientes e aminoácidos representa uma forma rápida e eficiente para o suprimento às plantas, pois estes são requeridos em pequenas quantidades, o que dificulta a aplicação via solo.

 Entre os nutrientes de plantas, o cálcio e o boro se destacam, quando se analisa a floração, pegamento dos frutos e enchimento de grãos. Sem estes, tanto as novas brotações como o crescimento de novas raízes são paralisados.

Cálcio e boro

 O cálcio promove maior pegamento das floradas - Crédito Satis
O cálcio promove maior pegamento das floradas – Crédito Satis

O cálcio é vital para várias funções das plantas, auxilia no aproveitamento do nitrato e ativa um grande número de sistemas enzimáticos que regulam o crescimento da planta.

É necessário para a formação da parede celular, para a divisão celular e promove maior pegamento das floradas. Em síntese, o cálcio apresenta funções estruturais, participando na formação da lamela média (na forma de pectato de cálcio) e na estrutura da calmodulina (que interfere na atividade hormonal das plantas), age no funcionamento das membranas (influenciando a absorção iônica), e é ativador enzimático (ATPase, amilase, fosfolipase e nucleasse).

O boro age na vida das plantas de diversas formas, tais quais: no transporte de açúcares, na síntese da parede celular, lignificação, estrutura da parede celular, metabolismo de carboidratos, metabolismo de RNA, respiração, metabolismo de AIA, metabolismo fenólico, metabolismo de ascorbato e integridade da membrana plasmática.

Entre as diversas funções, duas estão muito bem definidas: síntese da parede celular e integridade da membrana plasmática de plantas. Ainda, a absorção de potássio aumenta com teores adequados de boro e quase não ocorre na sua ausência, ou seja, muitos casos de deficiência aparente de potássio podem ser, de fato, deficiência de boro.

O boro tem papel importante no transporte de fósforo através das membranas. Muitos casos de deficiência de tal nutriente podem ser, na verdade, devido à deficiência de boro.

Os aminoácidos

No mercado brasileiro de produtos agrícolas o emprego de aminoácidos como complexantes de nutrientes vem crescendo. Os aminoácidos são constituintes das proteínas, que atuam como enzimas e formadoras de tecidos nas plantas.

São, também, fornecedores de nitrogênio às plantas, podem funcionar como bioestimulantes, melhorando o enraizamento e desenvolvimento das plantas, favorecendo a qualidade e quantidade da produção e deixando a planta resistente aos agentes externos.

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

O papel da inteligência artificial no planejamento agrícola de médio prazo

2

Áreas de APP e reserva legal: obrigações e oportunidades de monetização

3

Desafios do dia a dia da soja terão destaque no CBSoja

4

Rastreabilidade de agrotóxicos no Brasil: oportunidade ou custo extra?

5

Duas variedades de mandioca para indústria são lançadas em MS

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

milho safrinha

Cultivo do milho safrinha: erros comuns e como evitá-los

Dois Marcos - ok Miriam - Alterado

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

Varrição do café na prática

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

Lavoura de trigo no RS com sinais de abandono e baixa tecnificação

Redução da área de trigo e uso de tecnologia preocupa produtores no RS