Ferdinando M. L. Silva
Diego M. Desbesell
Sergio L. Almeida
Plant Health Care
A presença de fitonematoides na cultura da soja representa um dos desafios mais persistentes e economicamente impactantes para os produtores, sendo categorizada entre as pragas mais prejudiciais ao desenvolvimento e produtividade desse importante cultivo.
Dentre as espécies que causam prejuízos, figuram o nematoide das galhas Meloydogine incognita e nematoide do cisto da soja Heterodera glycines, causando perdas significativas na produtividade da soja, afetando o desenvolvimento das raízes e levando a sintomas como crescimento atrofiado e amarelamento das plantas.
Por serem nematoides sedentários, o uso de cultivares resistentes de soja é uma das ferramentas para o manejo de populações desses nematoides a campo.

Estratégia
No entanto, a estratégia mais eficiente de controle de fitonematoides é a adoção de mais de um método de controle em conjunto. Conhecido como Manejo Integrado de Pragas (MIP), pode ser feito pela combinação de técnicas como rotação de cultivos, controle biológico, plantio de cultivares resistentes, tratamento de sementes, dentre outras.
O uso de diferentes métodos de controle, garante maior eficiência na redução da população de nematoides no solo e maior produtividade da lavoura.
Uso de Teikko™ em cultivares de soja resistentes
Com o objetivo de agregar valor ao MIP em cultivares resistentes a nematoides, a Plant Health Care (PHC) pesquisou na safra 2024/25, o efeito do uso de Teikko™ em tratamento de sementes, no manejo do nematoide das galhas em cultivares de soja que já possuem resistência genética.
A Figura 1 mostra que a aplicação de Teikko™ na cultivar TMG 22X77 I2X resultou em uma redução significativa na população de nematoides em comparação com a testemunha (planta resistente não tratada).
A eficácia de Teikko™ neste contexto foi notavelmente alta para ambas as dosagens, indicando uma sinergia com a resistência inata da planta.
Essa sinergia foi corroborada pelos dados de produtividade, apresentados na Figura 2. Os tratamentos com Teikko™ proporcionaram incrementos de produtividade estatisticamente significativos, superando amplamente a produtividade da testemunha (planta resistente não tratada).
Isso ressalta o potencial do tratamento de sementes em otimizar o desempenho da soja em cenários onde a planta já possui mecanismos de defesa, evidenciando que a ativação das vias metabólicas de defesa da planta, mecanismo de ação do Teikko™, confere um benefício agronômico adicional e relevante.


Eficácia
Em síntese, Teikko™ demonstra ser uma ferramenta eficaz e consistente no controle de nematoides mesmo em cultivares resistentes, traduzindo o controle populacional em ganhos de produtividade.
Sua capacidade de atuar de forma sinérgica com a resistência genética da soja é um destaque, oferecendo uma solução robusta para maximizar o potencial produtivo da cultura em diversos contextos de pressão de nematoides.
