Trituradores com motores elétricos

Os trituradores forrageiros possuem aplicações diversas, permitindo o corte e trituração ...
Grãos - Foto: Divulgação

Publicado em 9 de junho de 2021 às 14h11

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h14

Acompanhe tudo sobre Cana, Cana-de-açúcar, Hercules, Mercado, Meteorologia, Motores e muito mais!
Grãos – Foto: Divulgação

Os trituradores forrageiros possuem aplicações diversas, permitindo o corte e trituração de forragens, sementes, cascas, cereais, ramas e grãos diversos

Segundo os meteorologistas, a chuva neste ano deve ficar abaixo da média histórica em praticamente todas as regiões do Brasil.  Já prevendo a menor precipitação e a tendência de mais dias seguidos de tempo seco, muitos produtores rurais utilizam trituradores forrageiro para moer sementes, cascas de cereais, cana-de-açúcar, ramas de mandioca, capim e milho, entre outros. Entre os objetivos está o beneficiamento da produção (no caso da trituração de sementes, por exemplo), produção de adubo orgânico e, principalmente, ração animal, evitando as dificuldades com a falta de comida para os rebanhos neste período.

No mercado há vários modelos de trituradores forrageiro, que podem ser encontrados com motor a combustível ou elétrico. A potência do equipamento também dependerá do tipo do motor e componentes, como número de martelos e facas de corte, tamanho e capacidade de trituração. “Essas máquinas precisam se adequar à necessidade de cada produtor, possuir preferencialmente motores elétricos potentes, que se moldem às características do campo, variando de acordo com a aplicação, podendo ser da linha IP 44 ou IP 55, com alimentação monofásica, bifásica e também trifásica, normalmente especificados conforme os equipamentos”, alerta Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos. 

Segundo ele, para áreas com oscilação de tensão, como as rurais, onde há variação energética, a Hercules Motores desenvolveu a linha de motores padrões — com o chamado click rural — que atendem à tensão entre 110 e 127 V; de 220 até 254 V e de 440 até 508 V. “Já para os equipamentos expostos a ambientes com pó e umidade, como é o caso dos trituradores forrageiro e picadores, são direcionados os motores resistentes a essas aplicações, que são os da linha IP 44 e IP 55”, completa. 

Menezes orienta que, no agronegócio, o mais indicado é investir em motores com carcaça de alumínio, pois há diferenciais técnicos e vantagens que merecem ser levados em conta. “Eles são mais leves, o que facilita o transporte e a instalação em locais difíceis, descomplicando qualquer tipo de movimentação. E, além disso, o alumínio é um ótimo dissipador de calor, tornando assim o motor mais eficiente.”

Sobre a Hercules Motores Elétricos

A Hercules oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e com alta tecnologia no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, a empresa é certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética. 

Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo de realidade aumentada que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica, conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O app pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS.

Para conhecer mais, acesse o site e também o vídeo.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Manga: São Paulo se consolida entre os maiores produtores do Brasil

2

AgroJo Fertilizantes estreia na Expoagro

3

O papel da inteligência artificial no planejamento agrícola de médio prazo

4

Áreas de APP e reserva legal: obrigações e oportunidades de monetização

5

Desafios do dia a dia da soja terão destaque no CBSoja

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem representa inteligência artificial

O papel da inteligência artificial no planejamento agrícola de médio prazo

Reserva Florestal como reserva legal

Áreas de APP e reserva legal: obrigações e oportunidades de monetização

milho safrinha

Cultivo do milho safrinha: erros comuns e como evitá-los

Planejamento agrícola

Planejamento agrícola para a safra 2025/26: o que considerar?