TMG destaca cultivar com resistência à pústula bacteriana durante Expodireto Cotrijal

Publicado em 11 de março de 2015 às 17h00

Última atualização em 11 de março de 2015 às 17h00

Acompanhe tudo sobre Cotrijal, Expodireto, Ferrugem, Vagem e muito mais!

 

TMGA TMG 7262 RR é um dos destaques que a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) está mostrando para a Expodireto Cotrijal 2015 em Não-Me-Toque-RS. A cultivar possui como uma das principais vantagens a ampla adaptação para época de plantio. De acordo com o Gestor de Mercado e Sementes da empresa, Osmair Mendonça, essa característica faz com a cultivar seja indicada para áreas que abrangem o estado Goiás até o Uruguai, mas, lembra que “o produtor deve procurar saber qual a melhor época de plantio de acordo com a latitude da região em que planta para obter o melhor potencial produtivo da cultivar“.

Com relação à reação às doenças, a TMG 7262 RR, é dotada a Tecnologia Inox®, que confere resistência à Ferrugem asiática; resistente ao Cancro da haste, a Mancha olho-de-rã e à podridão radicular de fitóftora e moderadamente resistente ao Oídio. Além dessas características, o material chama a atenção pela resistência à pústula bacteriana, Xanthomonas phaseoli. Este é um importante diferencial, conforme explica Mendonça. “Atualmente no Brasil esta doença não tem demonstrado muitos ataques devido à utilização de longa data de materiais dotados de resistência genética a ela. Porém, com a entrada de germoplasma oriundo de países vizinhos, que não possuem essa característica, estamos correndo o risco de colocar em perigo a sanidade das novas lavouras“.

Mauro Stertz avalia a cultivar TMG 7262 RR
Mauro Stertz avalia a cultivar TMG 7262 RR

A pústula bacteriana causa grande desfolha das plantas, impactando diretamente na produtividade da cultivar.  Além disso, ela é porta de entrada para outra bactéria de maior gravidade e que ainda não se vê no Brasil, o fogo selvagem, Pseudomonas Syringae pv. tabaci. Esse fato é preocupante conforme destaca o gestor da TMG, pois causa desfolha drástica e leva a morte de plantas, comprometendo fortemente a produção. “A cultivar dotada de resistência a pústula bacteriana, sem dúvida confere mais sanidade às lavouras e por consequência gera maior segurança ao produtor que optar pelo material“.

A TMG 7262 RR ainda tem um tipo de crescimento semi-determinado e ainda é tolerante ao acamamento. Estas informações e o portfólio de cultivares da TMG estão sendo apresentados durante a Expodireto Cotrijal pela equipe de Desenvolvimento de Mercado da empresa.

O produtor de Cruz Alta-RS, distante 110 km de Não-Me-Toque-RS, Mauro César Stertz, esteve no stand da TMG e aproveitou para avaliar a TMG 7262 RR. “Planto as cultivares da TMG há 3 anos. A TMG 7262  possui um bom engalhamento, germina muito bem e se desenvolve bem também.  Com certeza se investir em tecnologia nas demais etapas de plantio unido a escolha dessa cultivar, o sucesso é garantido“.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Programa de fidelidade movimenta R$ 897 milhões em compras de marcas parceiras na Agro Amazônia

2

Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening acaba nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro

3

XII Expedição Gape é conhecimento a céu aberto, com a PI AgSciences na estrada

4

51ª Expocitros projeta avanços da citricultura e vai ampliar agenda estratégica para 2026

5

O futuro climático do Brasil começa no hortifrúti

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-29_162755548

Dicas para o cultivo eficiente da couve-flor

imagem_2022-06-30_140748626

Irrigação aumenta produtividade em citros

imagem_2022-06-29_160218576

Como eliminar a mosca-branca com um manejo integrado?

imagem_2022-06-29_171335924

Quais as variedades de alface para cultivo o ano todo?