Produção mecanizada na agricultura familiar: desafios e benefícios

Por Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da YANMAR.
Acompanhe tudo sobre Agricultura familiar, Máquinas, Produção, Tecnologia e muito mais!
Agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da comida que chega às mesas dos brasileiros/Divulgação YANMAR

Representando mais de 84% dos empreendimentos rurais no país, a agricultura familiar no Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura, também é responsável por cerca de 70% da comida que chega às mesas dos brasileiros. E não são só os dados de produção que mostram a força da agricultura familiar brasileira. Os mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares em território nacional, também refletem na economia, atingindo 38% do Produto Interno Bruto Agropecuário do País. 

Essa importante parcela do mercado, embora registre significativos ganhos para o agronegócio brasileiro, ainda enfrenta desafios. Isso porque, mesmo com os inúmeros avanços tecnológicos e a operação mecanizada consolidada a partir dos equipamentos, ferramentas e soluções tecnológicas que o mercado já oferece ao produtor rural familiar, infelizmente, ainda temos em nosso país grandes diferenças sociais e muitos dos pequenos agricultores ainda não conseguem mecanizar a  operação.

Subsídios governamentais como o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar –  para o financiamento do custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, que visam à geração de renda e à melhora do uso da mão de obra familiar, ainda não fazem parte dos planos de investimentos de todos os produtores. Por isso, o auxílio técnico de associações e entidades, como as EMATER e muitas outras espalhadas pelo país, pode ser um pontapé inicial para aqueles que querem começar.

As vantagens de uma operação mecanizada são várias e muitas delas aparentemente óbvias, como aumento da produtividade e maior velocidade na colheita e plantio. Porém, outros fatores positivos podem ser considerados.  Em um plantio de hortaliças, por exemplo, onde o produtor precisa fazer agachamento sobre os canteiros, com o auxílio da mecanização e por meio de uma transplantadeira, neste caso, ele poderia resolver esse ponto de maneira imediata. Uma vez que o produtor – que normalmente é o próprio operador nas pequenas propriedades – permaneceria em pé, atrás do equipamento, diminuindo consideravelmente o esforço físico.

É importante dizer ainda sobre a escolha dos equipamentos. Nesse ponto, o produtor familiar precisa sempre ter em mente que ela impacta diretamente nos resultados da lavoura. Uma colheitadeira de pequeno porte, por exemplo, que atende pequenas e médias propriedades, é ideal que ela também consiga alcançar áreas de difícil acesso, como recortes, que são aproveitadas para o plantio e até mesmo locais úmidos, as quais as colheitadeiras de grande porte não conseguem trabalhar. 

O mesmo podemos dizer ainda sobre uma colheitadeira projetada sob esteira de borracha. Nesta versão, ela tem todo o seu peso distribuído, diminuindo consideravelmente a compactação de solo, o que é extremamente importante ao produtor, uma vez que ela pode afetar o crescimento radicular das plantas, a aeração do solo, gerar uma resistência maior na penetração de raízes, entre outros fatores que afetam diretamente a produtividade da lavoura.

A grande conclusão sobre a operação mecanizada na agricultura familiar é que, embora exista hoje uma infinidade de recursos disponíveis no mercado, o pequeno produtor precisa sempre avaliar fielmente cada uma delas. Outro ponto importante ainda é, ao iniciar a mecanização e começar a inserir equipamentos na lavoura, será necessário adequar o cultivo ao equipamento, ou seja, adequar o  terreno ao trator, por exemplo, e não o contrário. Alguns equipamentos já atendem a essa necessidade, porém existe limitação. Mas ao contrário do que muitos imaginam, essa adequação aliada às novas tecnologias de manejo, só tendem a potencializar a produção e consequentemente, trazer resultados ainda mais positivos na agricultura familiar.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Gowan na Hortitec 2025: onde ciência, propósito e resultado se encontram no campo

2

Feltrin na Hortitec 2025: portfólio renovado e aposta em tecnologia

3

Plasticultura BR: uma marca nova, mas com muita história

4

Abate humanizado de bovinos: pesquisa do CEUB revela práticas éticas e legais

5

Congresso Brasileiro de Soja 2025 debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial