Pó Secante é aliado no tratamento de sementes

Crédito Laborsan

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 07h00

Última atualização em 8 de dezembro de 2014 às 07h00

Acompanhe tudo sobre Defensivo, Grafite, Polímero, Semente tratada, Tratamento de semente e muito mais!

 

 Crédito Laborsan
Crédito Laborsan

Com a crescente demanda do setor em obter tecnologias que ofereçam mais viabilidade técnica e funcional em um curto prazo de tempo, as empresas fabricantes de agroquímicos mobilizam constantemente suas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para que os esforços estejam voltados sempre para o campo, isto é, que os produtos e suas finalidades possam oferecer retorno direto para o produtor.

Foi desta forma que surgiu e ganhou mercado o Pó Secante. A tecnologia rapidamente obteve a confiança do produtor, sendo considerado um aliado ao tratamento de sementes, mostrando-se bastante eficaz e entrando definitivamente na composição do tratamento de grandes sementeiras e cooperativas.

O destaque para aceitação e viabilidade do produto está em sua flexibilidade, isto é, pode ser inserido tanto no tratamento de sementes industrial (mais conhecido), como no tratamento convencional.

Com total compatibilidade aos defensivos e culturas, a tecnologia procura atender a necessidade dos produtores em obter uma melhor fluidez das sementes pós- tratamento, onde a semente naturalmente encontra-se com alto índice de umidade e porosidade.

A evolução do pó secante no tratamento de sementes

Ao buscar um tratamento de semente específico para sua região e clima, o produtor encontra à disposição uma extensa linha de opções de inseticidas e fungicidas que, positivamente, entram como um seguro da semente. Os defensivos têm por natureza uma viscosidade e densidade variadas, sendo este o fator crucial para o sucesso do Pó Secante.

O produto foi criado sob o olhar técnico do processo que (em tempos de crise logística e escoamento no mercado nacional) precisa ser cada vez mais acelerado. Do contrário essa “linha do tempo“ sem uma semente tratada de forma eficiente e com secagem assegurada, seria em vão.

A aplicação do Pó Secante no processo de ensaque e plantio das sementes tratadas substitui, inclusive, a utilização de outros lubrificantes convencionais.

“O produto, por ser extremamente fino, oferece, com uma dosagem reduzida, o principal desejo do produtor: secagem e fluidez. Desta forma, o reflexo de uma semente com superfície lisa pode ser identificado também em um melhor escoamento da semente no plantio, evitando a utilização descontrolada do grafite“, diz Leonardo Ribeiro, do departamento comercial da divisão de Agronegócios da Laborsan Brasil, empresa nacional e fabricante de Polímeros e Pó Secante.

Características

Leonardo destaca que, além dos pontos técnicos obtidos com o Pó Secante, a característica comercial das sementes também é um fator importante para a aquisição do produto. “Além da absorção de umidade, o Pó Secante proporciona um excelente efeito visual, pois sua fórmula dispõe de componentes químicos que promovem brilho, realçando e identificando ao produtor que ali foi realizado um tratamento de sementes eficiente“, garante.

 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Redução da área de trigo e uso de tecnologia preocupa produtores no RS

2

Jiffy: substratos de alta perfomance e sustentáveis

3

Outorga sazonal de água em Minas Gerais beneficia agricultores do Norte do estado

4

Satis anuncia ingresso no mercado de biodefensivos na Hortitec 2025

5

Aruá destaca novidades na Hortitec 2025 com inovação e tecnologia

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Lavoura de trigo no RS com sinais de abandono e baixa tecnificação

Redução da área de trigo e uso de tecnologia preocupa produtores no RS

Infestação de nematoides nas raízes da soja em lavoura no Mato Grosso

Nematoides na soja em MT: avanço da raça 4+ preocupa e exige manejo urgente

Arquivo

Congresso Brasileiro de Soja 2025 debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã

"Doenças da Cultura do Gergelim" lançado em Sorriso (MT)

Livro 'Doenças da Cultura do Gergelim' traz conhecimento inédito para produtores