Pecuaristas familiares recebem material genético para melhoramento dos rebanhos

Acompanhe tudo sobre Agropecuária, desenvolvimento sustentável, familiares, genética animal, material genético, Melhoramento, pecuaristas, produção rural, rebanhos, tecnologia agropecuária e muito mais!
Foto: Fernando Goss

Pecuaristas familiares de Caçapava do Sul (RS) receberam ontem, na Embrapa Pecuária Sul, doses de sêmen de touros com genética superior comprovada por avaliações genéticas realizadas pela Embrapa Pecuária Sul, os kits para a inseminação artificial em tempo Fixo (IATF). A iniciativa faz parte do projeto “Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar (Qualigen)”, uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sul, a Federação dos Trabalhadores Rurais do RS (Fetag-RS) e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Caçapava do Sul (RS) e Pinheiro Machado (RS).

No total, foram entregues 80 doses de sêmen de touros das raças Angus, Brangus e Braford, testados e classificados como elite em provas de desempenho realizadas pela Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). O material foi entregue para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul, Ademar Luis Vargas e pelo produtor Lasier Garcia, que também receberam 50 kits para a realização dos protocolos de inseminação artificial, como hormônios, sincronizadores de cio, entre outros produtos.

Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora Vivian Dagnesi Timpani, da Embrapa Pecuária Sul, o objetivo da iniciativa é justamente disponibilizar aos produtores familiares material genético de reprodutores de raças taurinas com genética superior. O sêmen que está sendo utilizado é proveniente de touros que se destacaram em provas de desempenho (Prova de Avaliação a Campo – PAC e Prova de Eficiência Alimentar – PEA) realizadas pela Embrapa Pecuária Sul nas raças Angus, Brangus, Hereford, Braford e Charolês. “O projeto ainda tem como objetivo incentivar a utilização de ferramentas reprodutivas como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)”, complementa Vivian.

Para o produtor Lasier Garcia, que será um dos beneficiários desse projeto-piloto, a iniciativa é extremamente importante para o desenvolvimento de pecuaristas familiares, permitindo um avanço genético nos rebanhos e também aumentar a rentabilidade com a atividade. “Além disso, é uma oportunidade para dominarmos técnicas como a IATF, uma vez que para o pecuarista familiar é inviável manter touros com boa genética na sua propriedade”, destacou. Na propriedade de Garcia também será instalada uma das Unidades de Aprendizado Coletivo, da Rede de Pecuária Familiar Agroecológica do Rio Grande do Sul.

O Qualigen agrega mais uma frente nos esforços para a melhoria da pecuária do RS como parte da iniciativa da Embrapa Pecuária Sul e a Fetag/RS que criaram, em 2023, a Rede de Pecuária Familiar Agroecológica do Rio Grande do Sul. Esse trabalho tem como objetivos principais a qualificação dos produtores e de técnicos de extensão e assistência técnica, o aporte de tecnologias e a construção coletiva de conhecimento, tendo como base a sustentabilidade econômica social e ambiental dos sistemas de produção desses pecuaristas.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

2

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

3

Tipos de graviola: variedades, características e mais

4

Floresteca: a maior produtora de teca do mundo

5

PLC Distribuidora: caixas que fazem a diferença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

1

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica