Palha de café é fonte de adubo

A casca de café pode ser proveniente do processamento do café via úmida e da etapa de beneficiamento, gerada em grande volume nas próprias fazendas cafeeiras.
Café - Crédito: Dalyse Toledo

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 11h16

Última atualização em 21 de outubro de 2020 às 11h16

Acompanhe tudo sobre Adubação, Adubo, Café, Cafeeiro, Palhada, Resíduos e muito mais!

Dalyse Toledo Castanheira

Doutora e professora – Universidade Federal de Viçosa (UFV) dalysecastanheira@hotmail.com

Café – Crédito: Dalyse Toledo

A casca de café pode ser proveniente do processamento do café via úmida e da etapa de beneficiamento, gerada em grande volume nas próprias fazendas cafeeiras. É uma importante fonte de nutrientes e sua utilização nas lavouras pode complementar o planejamento das adubações e, até mesmo, substituir fertilizantes potássicos minerais. Porém, seus benefícios ao sistema produtivo do café podem ser ainda maiores.

O uso de compostos oriundos de resíduos descartados por indústrias e por atividades agrícolas proporcionam uma perspectiva de sustentabilidade na agricultura, principalmente em função dos seus baixos custos e da maior conservação do solo.

A casca de café, quando aplicada na lavoura cafeeira, tem funcionado como uma técnica para o condicionamento do solo, visto que há uma melhoria das características físico-químicas e biológicas do solo, bem como devido à fração orgânica, uma disponibilização gradual dos nutrientes para as plantas. 

A sua aplicação sobre a superfície do solo, na projeção da copa do cafeeiro, possibilita redução das perdas de umidade e impede a compactação, além de que, em função da cobertura do solo, facilita o manejo de plantas espontâneas, seja pela capacidade alelopática ou por funcionar como uma barreira física.

Em lavouras recém-implantadas, uma observação importante é evitar que a casca seja depositada muito próxima ao colo das plantas, respeitando uma distância de 10 cm.

Pesquisas

Em uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras, verificou-se que a casca de café aplicada no cafeeiro promoveu o aumento no potássio do solo em relação à cafeeiros conduzidos com outros diferentes manejos.

Na figura a seguir, observa-se esse resultado, em que as plantas que receberam a casca de café são representadas pelo tratamento “CC”. A casca de café possibilitou um acréscimo de 73% de potássio em relação à testemunha – que não recebeu a casca.

Figura 01:  Potássio disponível no solo (K – mg dm-3) em cafeeiros cultivados sob cinco condicionadores de solo (casca de café (CC), composto orgânico (CO), gesso agrícola (G), polímero hidrorretentor (H) e testemunha (T)). Universidade Federal de Lavras, 2018.

Devido ao aumento no teor de potássio no solo, em função da aplicação da casca de café, destaca-se a importância da recomendação do seu uso como fonte complementar de nutrientes na adubação do cafeeiro.

Além disso, a pesquisa também indicou que houve uma redução da saturação por alumínio e da acidez potencial do solo, em função da utilização da casca de café.

Para o sucesso na utilização da casca de café, é imprescindível realizar a análise de solo, de modo que a recomendação do uso seja baseada nas características químicas e no equilíbrio dos nutrientes do solo.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

2

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

3

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C

4

Jiffy: soluções sustentáveis e de alta performance para citros

5

Biotrop: soluções inovadoras e sustentáveis

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

ROME, ITALY - NOVEMBER 06: Winner of the Best of the Best Award pose on stage during the Ernesto Illy International Coffee Award 2025 at Palazzo Colonna on November 06, 2025 in Rome, Italy. (Photo by Lorenzo Palizzolo/Getty Images for illy)

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

biotrop (1)

Biotrop: soluções inovadoras e sustentáveis

Disco de plantio

Disco de plantio: a chave para o plantio perfeito

Inpasa

Biorrefinarias do futuro: Inpasa impulsiona a industrialização do agronegócio