Mulching reduz botrytis em morango

O mulching é um fator que dificulta a inoculação de doenças como antracnose e, principalmente, mofo cinzento (Botrytis cinerea).
Acompanhe tudo sobre botrytis, Morango, Mulching e muito mais!
Foto: Agroflex

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo, sócio-diretor da empresa de consultoria Resíduo Zeros Agro
vermelhonatural@hotmail.com

O mulching, que compreende a cobertura plástica do solo ou substrato, é uma técnica usual na cultura do morango. Sua instalação no solo pode ser antes ou depois do plantio.

Quando instalado antes do plantio, protege o solo contra erosão em período de excesso de precipitação pluviométrica, mas é importante que o solo seja irrigado para se manter úmido.

A instalação após o plantio geralmente ocorre para otimizar os trabalhos culturais quando a disponibilidade de tempo é reduzida. Neste caso, pode-se fazer a umidificação do solo pré-plantio com sistema de aspersão. É recomendado usar uma estaca próximo à planta como marcador para determinar o local de abertura do plástico.

Instalação do plástico

Na preparação do solo, antes de instalar o mulching o solo deve ser bem destorroado, deixando bem pulverizado. Este fator melhora a eficiência da fertirrigação.

O solo deve se manter úmido por irrigação por aspersão ou por precipitações pluviométricas para o seu assentamento. Na sua instalação é recomendado que o mulching fique encostado no solo, evitando bolsões de ar.

Funcionalidade

As principais funções do mulching são: controle de plantas daninhas, de perda de água e nutrientes, aumento da temperatura do solo, evitar o contato direto com o solo ou substrato e proteção contra sujeira, insetos e excesso de umidade.

No caso do excesso de umidade e o contato com a matéria orgânica do solo, o mulching é um fator que dificulta a inoculação de doenças como antracnose e, principalmente, mofo cinzento (Botrytis cinerea).

Fungo alarmante

Botrytis é um fungo saprófita facultativo, saprófita por ser um organismo que vive nas matérias orgânicas em decomposição e facultativo, por não necessitar obrigatoriamente de um hospedeiro para sobreviver.

Ataca muitas espécies de plantas, principalmente mudas de espécies florestais (eucalipto e coníferas). Em viveiro, aparece como um “bolor cinzento”, se desenvolvendo na parte apical dos rebentos, em mudas novas, podendo causar a sua morte.

Em infecções severas, provoca o apodrecimento dos tecidos suculentos da parte aérea, como flores, folhas e, principalmente, frutos.

Controle

Para a infecção da Botrytis, necessita de um período com umidade muito alta, acima de 95% de umidade do ar. Estas condições podem ser facilitadas pelo plantio excessivamente adensado e plantas enfraquecidas por estressores (biótico ou abiótico).

Por este motivo, a colocação do mulching antes do plantio, um bom manejo de fertirrigação, adensamentos de plantas adequados à variedade e alguns tratos culturais, como evitar o toque com as mãos diretamente sobre os esporos são fatores que ajudam a reduzir o ataque de Botrytis.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

2

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

3

O que os produtores rurais precisam ficar atentos com o lançamento do Plano Safra 2025/2026?

4

Crise hídrica no Cerrado: bacia do São Francisco perde metade da vazão desde os anos 1970

5

Agroindústria tem leve alta de 1% em abril, revela FGVAgro

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Varrição do café na prática

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

Imagem de arquivo

O que os produtores rurais precisam ficar atentos com o lançamento do Plano Safra 2025/2026?

Arquivo

Crise hídrica no Cerrado: bacia do São Francisco perde metade da vazão desde os anos 1970

Arquivo

Agroindústria tem leve alta de 1% em abril, revela FGVAgro