Maior produtora de macadâmias do Brasil investe em nutrição para aumentar a produtividade

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 08h42

Última atualização em 8 de dezembro de 2014 às 08h42

Acompanhe tudo sobre Aminoácido, Nutrição, Nutrição foliar e muito mais!
O manejo nutricional no período de florada garante melhor pegamento nos racemos da macadâmia
O manejo nutricional no período de florada garante melhor pegamento nos racemos da macadâmia

Com uma quantidade de árvores que ainda não é capaz de atender a demanda, a solução é melhorar a produtividade por planta

Com a proximidade do Natal e das festas de fim de ano, a procura por um dos itens mais tradicionais desta época aumenta consideravelmente. As nozes ainda não se sobressaem na mesa dos brasileiros ao longo do ano, mas o país já vem se destacando entre os grandes produtores mundiais das oleaginosas, com foco no cultivo da macadâmia.

O Brasil é o sétimo produtor mundial de macadâmias, responsável por 3% de toda a produção. Apesar de ainda não possuir nem a metade da área plantada dos principais produtores mundiais, como Austrália e África do Sul, o Brasil já é capaz de competir em termos de produtividade.

Principal produtora e beneficiadora brasileira de nozes, a Queen Nut Macadâmias investiu em tecnologia de nutrição para alcançar a qualidade e produtividade dos concorrentes internacionais. O engenheiro agrônomo e gerente agrícola da empresa, Leonardo Moriya, lembra-se do processo até alcançar o padrão que a Queen Nut possui hoje. “Após uma visita à Austrália e África do Sul, fiquei impressionado com a produtividade alcançada pelas árvores de macadâmia. O pegamento da florada era muito maior que o nosso. Comecei a estudar o motivo disso acontecer e passamos a trabalhar o manejo nutricional das nossas plantas,“ afirma.

Buscando a melhor solução para nutrição foliar, Moriya percebeu a importância dos micronutrientes e aminoácidos de qualidade em sua lavoura. Realizando testes com produtos disponíveis no mercado, encontrou a solução que buscava no programa nutricional oferecido pelo engenheiro agrônomo Marcus Agnolo, da Alltech Crop Science, especialista em nutrição vegetal. “Após os testes com o novo programa nutricional, comprovamos um aumento de até 90% no pegamento de florada e passamos a adotar o manejo para toda a área plantada“, diz Moriya.

“A macadâmia precisa de atenção especial no período de florada e pegamento“, explica o agrônomo Marcus Agnolo. “Após o contato com a Queen Nut, passamos a trabalhar especificamente nesta necessidade das plantas e os resultados no racemo comprovaram a eficiência da nutrição.“

Leonardo Moriya atualmente colhe nas propriedades da empresa 700 toneladas de noz de macadâmia, que é somada com a produção de seus fornecedores, chegando ao número recorde de 2.000 toneladas de nozes beneficiadas em 2014, 40% de toda a produção brasileira. “Temos capacidade para processar o dobro dessa quantidade,“ afirma Leonardo Moriya, “mas ainda não há tanta matéria-prima disponível no mercado brasileiro“.

Hoje, a produtividade da Queen Nut Macadâmias está equiparada com a dos grandes produtores mundiais e a qualidade alcançada fez com que os produtos conquistassem tanto o mercado nacional quanto internacional.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

LS Tractor na Hortitec 2025: tratores versáteis otimizam manejo dos hortifruticultores

2

Exportações de café em maio alcançam 2,963 milhões de sacas, queda de 33% ante mai/24

3

Fazenda Botânica: consórcio entre café e soja alia rentabilidade e sustentabilidade

4

Projeto ‘Café Soja’: como café e soja se uniram após as geadas de 2021

5

Sebrae Minas debate tributação na era digital no agronegócio em live gratuita

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Principais tipos de melão cultivados no Brasil

Tipos de melão: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil