Lavoro atinge a marca de R$ 1 bilhão em contratos de Barter

Maior distribuidora de insumos agrícolas da América Latina investe na democratização de serviços financeiros para produtores rurais.

Publicado em 24 de maio de 2022 às 11h12

Última atualização em 24 de maio de 2022 às 11h12

Acompanhe tudo sobre Barter, investimentos, Lavoro e muito mais!
Crédito Divulgação

A Lavoro, maior distribuidora de insumos agrícolas da América Latina, vem investindo na oferta de operações de Barter para produtores rurais de diversas regiões do País. Em abril de 2022, a companhia atingiu a marca de R 1 bilhão em contratos. 

Além do Barter tradicional, a empresa desenvolveu o “Lavoro Valoriza”, uma modalidade que garante condições de preço diferenciadas para o agricultor que atua na cultura da soja, uma das mais relevantes para o agronegócio brasileiro. Ferramentas financeiras e acesso facilitado ao mercado de derivativos, como participação na alta e na baixa, além da operação batizada de “alvo”, onde, caso a commodity atinja determinado nível de preço, a transação é automaticamente “desmontada” e o ganho creditado ao agricultor, também estão no portfólio.

“Em um cenário de grandes incertezas, com conflitos internacionais em curso e proximidade das eleições presidenciais no Brasil, o Barter é uma oportunidade de mitigar riscos relacionados à volatilidade dos preços das commodities e do câmbio, por exemplo. As negociações são realizadas nas Bolsas de Valores B3, no Brasil, e de Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, com a intermediação de uma instituição financeira parceira”, explica Marcos Oliveira, Head de Operações de Commodities da Lavoro.

Segundo Oliveira, o Barter também pode ser considerado um instrumento eficaz de gestão financeira. Nesta modalidade de operação, o produtor rural recebe todos os insumos agrícolas necessários viabilizar a sua produção, sem o desembolso imediato de recursos financeiros, já considerando os resultados previstos para a próxima safra, o que permite uma visão clara de todos os custos envolvidos no plantio e expectativas de lucros na colheita.

Embora seja uma transação aparentemente sofisticada, a Lavoro assumiu um compromisso com os seus clientes de simplificá-la e aproximá-la da realidade do campo. A companhia oferece o suporte necessário em todo o ciclo produtivo, desde a avaliação de crédito do cliente, seleção dos insumos agrícolas necessários para a preparação da lavoura, recebimento e estocagem dos grãos, até a negociação da produção com as melhores margens.

A Lavoro ainda dispõe de uma mesa de derivativos própria, com uma equipe dedicada, que acompanha todos os movimentos das commodities nos principais mercados mundiais. “Além da redução de custos, que tem girado em torno de 6% a 10%, por meio de ferramentas de hedge, nossos clientes vêm obtendo margens de lucro surpreendentes em suas colheitas”, destaca o executivo.

“Com o Barter, pretendemos ser para o produtor mais do que uma distribuidora de insumos agrícolas. Estamos avançando no desenvolvimento de novos produtos para que, em um futuro próximo, possamos ser reconhecidos como provedores de serviços financeiros, capazes de ajudar a alavancar ainda mais o nosso agronegócio”, finaliza Oliveira.

Sobre a Lavoro

Pelas mãos do Pátria Investimentos — um dos maiores gestores de investimentos alternativos focado na América Latina — em 2017, nascia a Lavoro para transformar positivamente o setor de distribuição de insumos agrícolas.

Uma transformação positiva pela SOLIDEZ que a Lavoro traz em seu DNA. Pela PRESENÇA capilarizada nas cidades e regiões estratégicas para a agricultura. Pelo padrão de qualidade, ATUALIDADE e serviços que nossos colaboradores procuram tornar mais elevados todos os dias. E pela CONFIANÇA que fazemos questão de transmitir ao agricultor, para que ele possa protagonizar e solidificar seu crescimento, tão imprescindível para o mundo.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Pesquisa propõe uso de nanofibras com óleo de capim-limão como alternativa a componente agressivo de antitranspirantes

2

CropLife lança portal de dados do setor de tecnologias agrícolas

3

Rovensa Next nomeia Victor Sonzogno como novo Head Brasil para impulsionar o crescimento estratégico e a liderança de mercado

4

Exportação brasileira de uva para os Estados Unidos registra queda de 70% de julho a setembro

5

Imaflora lança a primeira certificação de carne livre de desmatamento do mundo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Congresso Andav

Congresso Andav debate o papel do agro na COP30

Agricultura sustentável

Agricultura regenerativa - O volver das cinzas