
Pioneiro na implantação do sistema de Plantio Direto nos cerrados brasileiros, John Landers, um agrônomo britânico radicado no Brasil, foi homenageado hoje, na AgroBrasília por toda a sua contribuição na disseminação desta técnica regenerativa do solo, que tantos benefícios trouxe para a agricultura brasileira.
Em 1982, ele liderou projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados por uma empresa de fertilizantes, no sentido de entender como viabilizar a implantação do Plantio Direto no Planalto Central. Landers dedicou-se à divulgação do plantio direto em todo o Brasil e sua abordagem incansável e apaixonada o fez uma verdadeira inspiração para agricultores e pesquisadores em todo o país.
O Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), que é referência na implementação e divulgação das práticas sustentáveis da agricultura e produção agroalimentar no Brasil Central, decidiu homenagear Landers, neste primeiro dia da AgroBrasília 2024, por toda a sua trajetória e contribuição para a região do cerrado brasileiro.
John reside no Brasil desde 1966 e possui uma extensa formação acadêmica iniciada no Reino Unido, com o bacharelado em Agricultura pela Universidade de Reading, e depois um mestrado em Irrigação pela Universidade da Califórnia em Davis, EUA. Com um sotaque ainda britânico e uma voz suave, John declarou: “Me sinto alegre em ver os resultados do meu trabalho e honrado pela homenagem”.