Irrigação por gotejamento em melancias: opção econômica e sustentável

Tempo de uso do sistema e redução do consumo de água fazem com que técnica seja rentável aos agricultores da melancia.
Acompanhe tudo sobre Gotejamento, Irrigação e muito mais!
Divulgação

Por se tratar de uma cultura com elevada necessidade hídrica, o plantio de melancias se beneficia de técnicas que garantam o suprimento constante de água. Por isso, cada vez mais os agricultores exploram formas de irrigação em suas propriedades, e o gotejamento é uma das soluções mais buscadas, em função de seu custo/benefício positivo para o negócio.

De acordo com estudos dos pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Roberto Branco, Rosemary Bertani e Adriana Martins, e a pesquisadora da FCA/UNESP, Suellen Pereira da Silva, sistemas como o de irrigação por gotejamento otimizam os custos nas lavouras, pois são eficientes em relação ao uso de água e não requerem operação manual no dia a dia.

Essa técnica possibilita a aplicação de água no momento adequado e na quantidade exata exigida pela cultura, com alta eficiência do uso da água e menor molhamento foliar, fato que reduz a chance de organismos patógenos causarem doenças foliares durante o cultivo das melancias.

Os estudos apontam a redução de 15% a quantia de água utilizada em relação a sistemas de aspersão. Aliando isso ao fato de que a fita gotejadora e o sistema de bombeamento podem ser utilizados por vários anos, desde que tomados os devidos cuidados para sua manutenção, o gotejamento se torna uma opção rentável para os produtores.

Sabor e proteção na mesma variedade

Proporcionar ao produtor uma nova alternativa de cultivo que ofereça melhor adaptabilidade, uma planta vigorosa com cobertura foliar favorável à proteção dos frutos e ao consumidor um fruto mais atraente e saboroso são os grandes diferenciais da Melancia Rochedo, cultivar desenvolvida pela Topseed Premium, linha de sementes profissionais de alta tecnologia da Agristar do Brasil.

O Especialista em Cucurbitáceas da Agristar, Rafael Zamboni, explica que, entre as principais características destacadas pelos produtores desta variedade estão frutos graúdos e uniformes de bom calibre, garantindo uma ótima pós-colheita. 

“Tais atributos conferem à melancia Rochedo mais segurança ao ser transportada, além de possuir um brix muito satisfatório para a aceitação entre os consumidores do País”, destaca Zamboni.

Para o Representante Técnico de Vendas Topseed Premium, Rafael Sales, há uma ótima perspectiva de crescimento no cultivo da Rochedo, principalmente nas regiões de Goiás e Tocantins, pois, segundo ele, a cada colheita que passa, ela está caindo mais no gosto dos produtores.

“A Rochedo vem recebendo elogios dos produtores principalmente devido ao seu elevado brix, firmeza de polpa, coloração vermelho intensa, boa cobertura foliar e precocidade. A qualidade final do fruto agrada os produtores na região e consequentemente a área plantada vem crescendo dentro da regional”, ressalta Sales. 

Na área do produtor Flávio Natal Correa, localizada na região de Itapuranga (GO), o gerente de produção Valmy Vigilino da Silva teve resultados positivos com a melancia Rochedo. “Ela cresceu numa área não muito boa, com muito cascalho, mas, mesmo assim, mostrou qualidade e doçura. Tem bom pegamento de fruto e nós vamos fazer um manejo separado para vermos a qualidade, porque se já está boa, em uma área separada, será muito melhor”. 

Em Pirinópolis (GO), o produtor Isaac Francisco da Costa conta que é a primeira vez que ele planta a melancia e tem tido bons resultados. “Eu achei a Rochedo resistente a insetos e ela produziu muito bem aqui. É um bom investimento, já estamos satisfeitos”. Sobre a comercialização, Costa explica que entre 8 e 10 compradores já visitaram a roça e todos avaliam o produto como excelente. “Tanto que já tem muitas encomendadas e talvez nem dê para todos”, finaliza.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Ascenza celebra 60 anos com o compromisso de cuidar do futuro da agricultura

2

Planejamento agrícola para a safra 2025/26: o que considerar?

3

Como o mercado de carbono pode beneficiar o produtor rural brasileiro?

4

Cacau – Cerrado baiano tem potencial de transformar o Brasil

5

Exportação de carne de frango fecha semestre com alta de 0,5%

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Empresa se compromete com o futuro da agricultura

Ascenza celebra 60 anos com o compromisso de cuidar do futuro da agricultura

Assim como o algodão, a cultura do cacau desponta como nova promessa de inovação agrícola para a Bahia, com ênfase ao produzido na região Oeste

Cacau - Cerrado baiano tem potencial de transformar o Brasil

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

Licenciamento ambiental - MG dispensa propriedades pequenas