Irrigação por gotejamento é a melhor medida de prevenção contra estiagem

Crédito Diego Henrique Santos

Publicado em 22 de outubro de 2014 às 13h44

Última atualização em 22 de outubro de 2014 às 13h44

Acompanhe tudo sobre Água, Cana-de-açúcar, Etanol, Gotejamento, Gotejo, Irrigação e muito mais!
Técnica chega a dobrar resultados usando 30% a menos de água em relação a outros métodos - Crédito Diego Henrique Santos
Técnica chega a dobrar resultados usando 30% a menos de água em relação a outros métodos – Crédito Diego Henrique Santos

O início do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil data do início do século XVI, pelas mãos dos colonizadores portugueses. Planta de origem asiática, historicamente vem sendo responsável pela produção de açúcar. No século passado, a busca por combustíveis renováveis encontrou na cultura uma grande aliada para a produção de etanol e criou um novo desafio: aumentar a produtividade para atender ambas as demandas.

Entretanto, a estiagem que atinge, sobretudo, a Região Sudeste está prejudicando a cultura. A seca é a mais intensa dos últimos 80 anos, sem registros de precipitações intensas na época chuvosa e, ainda menos, na estação seca. Nas plantações de cana-de-açúcar, as reduções de produtividade chegam a atingir 15%, com variações de 10 a 30%. De acordo com Paulo Sentelhas, engenheiro agrônomo especialista em Agrometereologia da ESALQ/USP, isso fez com que algumas usinas encerrassem a moagem ao final de setembro, fato que há muitos anos não acontecia.

“Caso a seca perdure por mais tempo, e a previsão é que isso se estenda até o final de outubro, o principal efeito continuará sendo as quebras de produtividade nas culturas perenes e semi-perenes, além de atrasar sobremaneira o início da safra de verão“, relata Sentelhas. Consequentemente, o atraso também poderá afetar o calendário agrícola e comprometer o planejamento dos produtores.

Haja vista a situação no Estado de São Paulo, uma opção é o monitoramento e a elaboração de balanços hídricos. “Além disso, a irrigação passa a ser a melhor medida de prevenção contra as secas, garantindo estabilidade de produção e minimizando os riscos climáticos“, afirma o professor associado da ESALQ.

A Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, desenvolveu a técnica de gotejamento subterrâneo para a cana-de-açúcar, que proporciona bons resultados em aumento de produção, em economia de água e na qualidade do solo. “O gotejamento subterrâneo também ajuda a aumentar a longevidade do canavial. No Brasil, temos casos de áreas que estão no 14º corte, sendo que a média de uma área de sequeiro ou de métodos de irrigação tradicionais é de 6 a 8“, explica Daniel Pedroso, engenheiro agronômico da Netafim Brasil.

Crédito Ana Maria
Crédito Ana Maria

Em Nova Europa (SP), a Usina Santa Fé tem conseguido excelentes resultados em uma área de ensaio, na qual foram lançadas entre 15 a 20 gemas por metro quadrado com média de 30 a 35 perfilhos em apenas 90 dias pós-plantio. “Este resultado é quase o dobro do que normalmente se atinge em áreas sem o gotejo. O motivo disto é que a água e os nutrientes são levados diretamente à raiz da planta, sem desperdícios“, relata Pedroso.

Na mesma área, a economia de água também é um fator de destaque. “Para irrigar uma área convencional, precisamos de cerca de 200 mil litros por hectare por irrigação. Na área de gotejo, este número cai para 30 mil litros“.

O objetivo é chegar a pelo menos 190 toneladas por hectare, como já alcançado em outras áreas de gotejamento implantado pela Netafim. “Sabemos do potencial da cultura se o manejo for realizado da forma correta e o uso do gotejamento subterrâneo é a técnica ideal para alcançar tais resultados“, finaliza Daniel Pedroso.

Fonte: Alfapress Comunicações

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tecnologia Pretec é destaque no Show Tecnológico de Verão no Paraná

2

Terceira reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 292,60 milhões de caixas

3

Demanda internacional sustenta alta dos fertilizantes em 2026 e aperta produtor brasileiro

4

Morango branco: pureza genética é a base do padrão premium

5

Dia do Feijão celebra tradição e importância nutricional do alimento

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Shutterstock

Importações de fertilizantes batem recorde em 2025 com avanço de produtos de menor concentração

imagem_2022-06-29_162755548

Dicas para o cultivo eficiente da couve-flor

imagem_2022-06-30_140748626

Irrigação aumenta produtividade em citros

imagem_2022-06-29_160218576

Como eliminar a mosca-branca com um manejo integrado?