Greentech lança curso online sobre como fazer inventário para reduzir a emissão de carbono

Com inscrições abertas sem custos até o dia 29 de novembro, masterclass conta com dois módulos que ensinam as empresas a diminuir impactos ambientais
carbono agro
Imagem ilustra carbono / Foto Depositphotos
Acompanhe tudo sobre curso online, Greentech, inventário de carbono e muito mais!

Recentemente, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) que regula o mercado de créditos de carbono no Brasil, compensando as empresas que reduzem emissões e penalizando as mais poluidoras. Para ajudar na adequação à proposta e na criação de uma estratégia de descarbonização, a Zaya, greentech que elabora e simplifica o cálculo de impacto ambiental de companhias, lançou a masterclass “Inventário de Gases de Efeito Estufa”. As inscrições já estão abertas e o curso passa a estar disponível de forma online no dia 29 de dezembro.

Até este dia, os gestores e profissionais da área de sustentabilidade poderão se inscrever gratuitamente, uma vez que a empresa também visa promover o acesso à educação no tema e apresentar a usabilidade intuitiva do seu software na aula. A ideia é mostrar aos participantes como montar inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o primeiro passo para estabelecer uma economia de baixo carbono. Com esse mapeamento, é possível identificar onde estão as maiores fontes poluentes e, consequentemente, os setores que devem ser priorizados para reduzir os impactos ao meio ambiente.

O curso é produzido por Ricardo Dinato e Jéssica Campanha, especialistas no GHG Protocol, padrão reconhecido internacionalmente para a contabilização e o relato das emissões de GEE. O conjunto de diretrizes é uma das maiores referências globais para a produção de relatórios de sustentabilidade nas empresas, sendo, inclusive, adaptado para o contexto corporativo nacional no Programa Brasileiro GHG Protocol.

“Essa masterclass foi cuidadosamente construída com um time de experts para ensinar as companhias a como ser mais sustentável nos negócios”, diz Isabela Basso, cofundadora da Zaya. “Os inventários de GEE são ferramentas fundamentais para definir estratégias de neutralidade de carbono claras, o que contribui para a otimização de processos, economia de recursos, alinhamento a certificações ambientais e realçar o comprometimento com o futuro do planeta a clientes e investidores”, completa.

Estrutura do curso
Com mais de duas horas de duração, o curso é dividido em dois módulos. O primeiro é composto por cinco aulas, que oferecem uma visão geral do que é um inventário, seus formatos dentro das empresas e a sua importância no setor corporativo. Nesta etapa é ensinado, por exemplo, a distinguir os Escopos 1 (emissões diretas das operações), 2 (emissões indiretas que acontecem pelo uso de energia elétrica da própria companhia) e 3 (emissões indiretas das operações).

Já o segundo traz uma abordagem mais prática, com um passo a passo de como elaborar o documento. Nesta parte, inclui-se vídeos explicativos sobre os conceitos-chave de quantificação de CO2 e dos escopos no dia a dia das organizações, além do que são cada uma das categorias e onde encontrar dados para contabilização das emissões.

Para mais informações e se inscrever gratuitamente durante o período de Black Friday da Zaya, a Green Week Zaya (após essa data, o curso terá o valor cheio de R$200), basta acessar este link.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Biorrefinarias do futuro: Inpasa impulsiona a industrialização do agronegócio

2

Expansão do etanol de milho exige segurança jurídica e infraestrutura

3

Abrates anuncia Foz do Iguaçu como sede do XXIII Congresso Brasileiro de Sementes em 2026

4

Multiprodutos da floresta: da madeira ao cosmético

5

Etanol de milho: o combustível que está transformando o agronegócio

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Palestrantes e público durante o Conexão Abisolo 2025 em Campinas — evento sobre inovação agrícola.

Conexão Abisolo 2025 destacou pesquisa, inovação e sustentabilidade

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais