Fungicida age com eficácia sobre três doenças com relevância econômica do feijoeiro

Tratamento baseado em tecnologia multiculturas entrega bons resultados ao produtor, frente à incidência de antracnose, ferrugem e mancha-angular
Acompanhe tudo sobre Antracnose, Feijão, Ferrugem, fungicida e muito mais!
Divulgação

Três doenças que não controladas transferem perdas de rendimento entre 70% e 100% às lavouras de feijão, estão no alvo do novo fungicida multiculturas de marca Vitene®. Resultante do fortalecimento do portfólio de soluções da Sipcam Nichino Brasil, o fungicida chegou ao mercado no final do ano passado e demonstra eficácia e relação custo-benefício favorável no manejo de antracnose (Colletrotrichum lindemuthianum), ferrugem (Uromyces appendiculatus) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola).

De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da companhia de origem ítalo-japonesa, a recomendação ao produtor é iniciar as aplicações do fungicida preventivamente, na fase vegetativa, antes do florescimento do feijão. “Obtivemos resultados favoráveis ao começar a aplicar o produto próximo aos trinta dias após a emergência da planta”, resume Freitas.

Conforme o agrônomo, a companhia também recomenda ao produtor não perder de vista a necessidade de realizar o chamado manejo anti-resistência de doenças do feijoeiro. “Os dados mais significativos de controle dessas três doenças foram decorrentes de aplicações de Vitene® em rotação ou associação com fungicidas com diferentes modos de ação, como os ‘multissítios’”, acrescenta Freitas.

Ele assinala que na etapa pré-lançamento, o novo fungicida passou por mais de 50 experimentos a campo, nas culturas para as quais conta com registro (algodão, milho, feijão, batata, berinjela, beterraba, cebola, cevada, citros, girassol, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, morango, pepino, pimentão, soja, tomate e trigo).

Segundo a equipe técnica da Sipcam Nichino, Vitene® é descrito como um fungicida sistêmico do grupo das estrobirolinas e dos triazois, com penetração, distribuição e efeito rápidos (ação translaminar). Seus ingredientes ativos são a azoxistrobina e o difenoconazol. “Além da eficácia sobre alvos e culturas para os quais tem registro, Vitene® se destaca pela alta seletividade e ausência de fitotoxicidade, um aspecto importante, sobretudo, no feijão e na hortifruticultura.”

Ainda conforme o agrônomo José de Freitas, o portfólio da Sipcam Nichino para o feijoeiro brasileiro é formado por mais de 20 soluções, incluindo fungicidas, herbicidas e inseticidas e também um indutor de resistência à base de fosfito de potássio (Nutex® Premium).

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cacau – Cerrado baiano tem potencial de transformar o Brasil

2

Exportação de carne de frango fecha semestre com alta de 0,5%

3

Reforma tributária ameaça produtor e eleva risco jurídico no agro

4

Gestão de custos na agricultura: onde o produtor está perdendo dinheiro?

5

Época de morango no Brasil: saiba quando aproveitar a melhor colheita da fruta

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Assim como o algodão, a cultura do cacau desponta como nova promessa de inovação agrícola para a Bahia, com ênfase ao produzido na região Oeste

Cacau - Cerrado baiano tem potencial de transformar o Brasil

Depositphotos_569121018_XL

Plano Safra do Governo Federal é anunciado em R$ 89 bilhões

Romeu Zema anuncia dispensa de licenciamento ambiental

Licenciamento ambiental - MG dispensa propriedades pequenas

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis