FiberMax® – BASF apresenta algodão com tecnologia inédita

Fotos Adrielle Teodoro

Publicado em 11 de julho de 2019 às 13h08

Última atualização em 11 de julho de 2019 às 13h08

Acompanhe tudo sobre Algodão, Amipa, Herbicida, Lagarta, Plantio, Solo, Spodoptera frugiperda e muito mais!
Fotos Adrielle Teodoro

A BASF apresentou a primeira tecnologia do mercado brasileiro em sementes de algodão com dupla tolerância a herbicidas e tripla resistência a lagartas. A novidade é resultado da associação das tecnologias GlyTol LibertyLink (GL) e TwinLink Plus (TP). A primeira variedade sob a marca FiberMax® com tecnologia GLTP já está disponível comercialmente desde 2018.

O lançamento foi realizado na noite de 30 de maio, na sede da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA), em Uberlândia (MG). Participaram do evento produtores de algodão, gestores de fazendas, influenciadores e lideranças do setor. O Brasil é o segundo país a utilizar a tecnologia GLTP, que foi lançada no mercado dos Estados Unidos em 2016.

Além de facilitar o manejo de pragas e plantas daninhas, a variedade GLTP também oferece alta produtividade e qualidade de fibra.

Como surgiu?

“Essa nova tecnologia é fruto de 15 anos de pesquisa, tempo em que fomos apurando a genética e o germoplasma, dos quais três foram inseridos na semente, testados e aprovados. Hoje temos o orgulho de dizer que temos o melhor material de todo o mercado”, explica Reginaldo Roberto Luders, responsável pelo programa de melhoramento FiberMax®.

Custo x benefício

O especialista também falou sobre a redução de gastos que o produtor pode ter ao utilizar a inovadora tecnologia GLTP – “ela agrega resistência ao grupo de determinadas lagartas, o que já foi comprovado tanto em ensaios quanto em áreas comerciais, especialmente à Spodoptera frugiperda, com excelente custo-benefício no campo”, garante.

A nova variedade de semente de algodão, FM 985 GLTP, se adapta a diversas regiões, possibilitando o plantio em solos com diferentes níveis de fertilidade, com alto teto produtivo.

AMIPA

“Para a AMIPA, é um prazer ceder o espaço para a BASF fazer seu lançamento, até porque é de interesse de todos os cotonicultores que essa tecnologia esteja disponível para as lavouras. A FiberMax® é uma necessidade para o produtor, com redução de custo, aumento de produtividade e alta qualidade de fibra. Por isso, ficamos muito satisfeitos por eles terem escolhido a sede da AMIPA para fazer esse lançamento”, diz o presidente da AMIPA, Daniel Bruxel.

Ainda segundo ele, a nova tecnologia apresentada pode mudar o cenário da produção de algodão no Brasil. Além de ser única, pode proporcionar vários benéficos em uma só semente, o que vai ajudar significativamente o produtor. “Esperamos que essa seja a primeira de várias tecnologias que a BASF vai trazer para nós”.

Liderança de mercado

FiberMax® é a marca líder no mercado de sementes de algodão do Brasil. A BASF tem um portfólio robusto para a cultura, com produtos diferenciados que atendem às necessidades do agricultor e garantem a longevidade do seu negócio. 

O portfólio conta com sementes que oferecem uma alta qualidade de fibra reconhecida globalmente pelas empresas têxteis, produtos e serviços para a proteção de cultivos, além de oferecer soluções inovadoras de reguladores de crescimento e desfolhantes.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Safra do Hemisfério Norte começa a influenciar preços do açúcar, aponta Hedgepoint

2

Acadian participa do Congresso Andav 2025 com foco em inovação, produtividade e sustentabilidade

3

Tangerina ponkan de Cerro Azul recebe Indicação Geográfica e ganha destaque nacional

4

Rovensa Next adota nova comunicação nas embalagens de seus produtos no Brasil

5

Inauguração da Inpasa em Balsas atrai autoridades e reforça expansão industrial no Maranhão

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

O lançamento aconteceu durante o 5º Dia de Campo da Mandioca

Duas variedades de mandioca para indústria são lançadas em MS

Drone na agricultura

Drones na pulverização: eficiência, economia e segurança para o produtor

Infestação de capim amargoso em área de cultivo agrícola

Capim amargoso: conheça os desafios e o manejo desta planta daninha resistente

Evento Connection Terroirs do Brasil 2025

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica