Ferrugens e lagarta-do-trigo no alvo da Sipcam Nichino

Técnicos da companhia preparam-se para reforçar no campo um programa de manejo ancorado em fungicida e inseticida de última geração
Acompanhe tudo sobre Trigo e muito mais!
Divulgação

A equipe técnica da Sipcam Nichino informa que desenvolveu um novo programa de manejo para a cultura do trigo. Ancorada no fungicida Fezan® Gold e no inseticida Takumi®, ambas soluções do portfólio-estrela da companhia, a estratégia visa a controlar especificamente a chamada ferrugem do trigo (ferrugem-da-folha) e a praga lagarta-do-trigo (Pseudaletia sequaz).

Segundo a Sipcam Nichino, o fungicida Fezan® Gold permanece um dos poucos do mercado a contar com as características sistêmica e protetora. “Pesquisas mostram que a solução transfere taxas elevadas de controle da ferrugem, além de contribuir para haver ganhos em produtividade e evitar casos de fitotoxicidade”, destaca José de Freitas, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado.

“A recomendação é a de aplicar o fungicida a partir do estágio de alongamento da cultura”, continua ele. De acordo com Freitas, o chamado manejo de resistência das ferrugens aos fungicidas constitui outra medida relevante a ser observada pelo triticultor. “Importante que os tratamentos envolvam a rotação entre fungicidas com diferentes modos-de-ação, sobretudo os que contêm multissítios, caso de Fezan® Gold”, complementa Freitas.

Quanto ao tratamento da cultura ante a lagarta-do-trigo, Freitas adianta que o inseticida Takumi® vem sendo utilizado com sucesso pelo produtor com essa finalidade. “Age por contato e ingestão e apresenta seletividade aos inimigos naturais das pragas-alvo. Favorece a adoção do MIP ou manejo integrado de pragas. Outro diferencial está na formulação suspensão concentrada (SC), inovadora no segmento de mercado de Takumi®”, explica Freitas.

Conforme o agrônomo, Takumi® provém de uma molécula de última geração, desenvolvida pela Nichino Japão, com formulação baseada no ingrediente ativo Flubendiamida 222. “Trata-se de um inseticida lançado há cerca de três anos e que safra após safra se consolida entre as ferramentas de manejo efetivas de produtores de soja, milho, cana-de-açúcar e trigo.”

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Biorrefinarias do futuro: Inpasa impulsiona a industrialização do agronegócio

2

Expansão do etanol de milho exige segurança jurídica e infraestrutura

3

Abrates anuncia Foz do Iguaçu como sede do XXIII Congresso Brasileiro de Sementes em 2026

4

Multiprodutos da floresta: da madeira ao cosmético

5

Etanol de milho: o combustível que está transformando o agronegócio

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Abertura do 32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo

Indústria brasileira do trigo reforça papel estratégico diante de desafios globais