Do campo à mesa: Cargill e IBS preparam pequenos produtores para mercado de queijos artesanais

Projeto itinerante oferecerá capacitação gratuita em cidades dos estados de MG e SP e deve promover mais de 24 encontros até dezembro

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 11h36

Última atualização em 13 de setembro de 2024 às 11h36

Acompanhe tudo sobre queijos artesanais e muito mais!

A Cargill, em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), acaba de lançar a etapa 2024 do Circuito Rural – Queijos Artesanais, em Araxá (MG). O projeto itinerante oferece capacitação gratuita para pequenos produtores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre produção de queijos artesanais, fabricação de queijos finos e processamento de leite.

A fase piloto da iniciativa já passou por três cidades e treinou 70 produtores rurais e pequenos empreendedores do ramo de alimentos com o apoio de uma queijaria móvel equipada para a realização dos cursos.

Na nova etapa, o projeto vai percorrer nove cidades de Minas Gerais e, até dezembro deste ano, também chegará a sete cidades de São Paulo. Em cada município serão realizados dois dias de capacitação para a fabricação de queijos de mofo branco e azul. Na programação, há temas de formação básica em boas práticas de fabricação de alimentos e princípios para a produção de leite de qualidade. 

“A Cargill tem criado um legado nas comunidades onde atua, e o investimento social é uma forma de mostrar que compartilhamos os valores das comunidades. Investimos nas localidades de diversas formas e, neste caso, capacitar os produtores para que continuem prosperando é uma ação que tem resultados a curto, médio e longo prazos”, comenta Flavia Tayama, líder de responsabilidade corporativa e diretora presidente da Fundação Cargill.

Conduzidas por um time de profissionais, as aulas abordarão as principais características dos queijos, curiosidades, variações, embalagem e rotulagem, além de legislação vigente e mercado consumidor. Também serão discutidos temas relativos à nutrição animal e de que forma ela interfere na qualidade do leite e do queijo. 

A realização do circuito faz parte da proposta da Cargill, dona da marca Nutron, de oferecer soluções para o pecuarista leiteiro e, paralelamente, falar com esse público sobre manejo e nutrição de vacas leiteiras.

“Com o Circuito Rural, conseguimos atingir dois objetivos importantes – o incremento da renda familiar do pequeno produtor e o aprendizado de uma nova habilidade que impactará positivamente a criação do gado. Fomentar iniciativas como essa, associada às boas práticas no campo e nutrição animal, agrega valor não só à produção, mas também ao setor, permitindo que ele seja mais sustentável, abrindo espaço para novas oportunidades”, diz Marcelo Dalmagro, líder de Marketing Estratégico e Tecnologias da Cargill. 

Os interessados em participar das próximas rodadas da capacitação podem obter mais informações sobre o número de vagas e as próximas cidades que vão receber o curso pelo celular: 19 98166-6430 com Isabelle Cunha do IBS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Laranja-1-1

Safra de laranja 2025/26 em SP e MG é estimada em 314,6 milhões de caixas

Foto: Eudes Cardoso

Embrapa e Ufersa disponibilizam cultivar de porta-enxerto de maracujá resistente à fusariose