Controle de HLB tem novos procedimentos

Com o objetivo de proteger ainda mais os citricultores mineiros de eventuais prejuízos ...
Citros - Créditos: IMA

Publicado em 29 de outubro de 2021 às 08h30

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h40

Acompanhe tudo sobre #Agricultura, Citricultor, Citros, Controle e muito mais!
Citros – Créditos: IMA

Com o objetivo de proteger ainda mais os citricultores mineiros de eventuais prejuízos econômicos decorrentes do Huanglongbing (HLB), também conhecida como greening, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), elaborou novos procedimentos preventivos para reforçar o controle da praga nos pomares de mexerica, limão, laranja e outras frutas cítricas.

As ações complementares estão em consonância com o Programa Nacional de Prevenção e Controle à doença denominada Huanglongbing (PNCHLB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O citricultor mineiro precisa cadastrar sua lavoura no IMA, medida que contribui para evitar o comprometimento de frutas para a comercialização, seja pelo aspecto físico e deformação na polpa, ou até mesmo pela alteração na característica do suco. Confira AQUI os procedimentos http://ima.mg.gov.br/sanidade-vegetal/hlb-greening 

Dentre as ações complementares adotadas pelo IMA estão os levantamentos fitossanitários de detecção da doença e o controle do trânsito de material de propagação vegetal das plantas hospedeiras, de acordo com o novo status fitossanitário de Minas Gerais, cujas determinações incluem as seguintes nomenclaturas para conferência do citricultor, a saber: Município com Ocorrência (MCO): onde foi confirmada cientificamente a presença de HLB; Município com Risco de Ocorrência Primária (MRP): onde se limita junto ao MCO e a Unidade da Federação (UF) sob ocorrência de HLB declarada pelo Mapa; e Município com Risco de Ocorrência Secundária (MRS): não classificado como MCO ou MRP.

Desde o ano passado, durante o enfrentamento da Covid-19, o IMA faz balanço sobre ocorrência da doença, incluindo área do plantio e eliminação de plantas doentes. Mais de 800 relatórios semestrais foram entregues pelos citricultores em www.ima.mg.gov.br  referentes ao segundo semestre de 2020.

A fiscalização remota dá suporte à certificação fitossanitária de origem e à verificação do transporte de produtos que são obrigatoriamente submetidos a documentos sanitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

2

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

3

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

4

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

5

Panorama da produção de framboesa

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial