Colmeia Viva APP previne acidentes com as abelhas

Publicado em 17 de março de 2020 às 16h33

Última atualização em 17 de março de 2020 às 16h33

Acompanhe tudo sobre Hortifrúti, Notícia e muito mais!

Como parte de seu Plano Nacional de Ações, focado na proteção de abelhas durante aplicações de defensivos agrícolas, o Movimento Colmeia Viva coloca nas lojas virtuais uma versão atualizada do Colmeia Viva APP. Trata-se de um aplicativo que conecta agricultores e apicultores vizinhos para troca de informações no ambiente digital. “O agricultor avisa quando haverá tratamento de lavouras e o apicultor informa a localização de colmeias”, resume Rhaissa Michievichy, engenheira agrônoma do Colmeia Viva.

De acordo com ela, o entendimento entre o agricultor e o apicultor é a chave para proteger abelhas e insetos polinizadores frente aos tratamentos de culturas agrícolas. “O APP consiste numa ferramenta estratégica para identificar áreas nas quais poderá haver sobreposição de atividades agrícolas e apícolas. Ações coordenadas são mais bem-sucedidas e os benefícios econômicos compartilhados entre agricultores e apicultores”, diz a agrônoma.

Conforme Rhaissa Michievichy, o Colmeia Viva APP vem sendo empregado com sucesso pouco tempo depois de lançado, sobretudo na fronteira agrícola da cana-de-açúcar. A meta do movimento, enfatiza ela, é buscar adesão de outras culturas que fazem fronteira com a apicultura, como por exemplo, a soja, milho, algodão, hortifruticultura e outras culturas de relevância econômica no País.

Segundo o coordenador do movimento, Daniel Espanholeto, o APP se soma a um conjunto de recursos de suporte desenvolvido pelo Colmeia Viva nos últimos anos, com intuito central de estabelecer diálogo entre agricultores e apicultores. “Este modelo de ação contribui na construção de uma relação sustentável entre agricultura e apicultura”, entende Espanholeto. Ele enfatiza que o Colmeia Viva entrou em seu sexto ano de empreendedorismo, com redução significativa na mortalidade de abelhas informada aos canais do movimento.

De acordo com Espanholeto, desde janeiro último o Movimento Colmeia Viva investe em iniciativas que visam a elevar o número de empresas do agronegócio conectadas a apicultores. “Temos andado o País todo para agregar a essa relação engenheiros agrônomos, especialistas em agricultura, apicultura, meio ambiente e aviação agrícola. Quando as aplicações ocorrem de maneira correta, evitam-se acidentes com abelhas.”

Espanholeto reforça que o Movimento Colmeia Viva realiza, há cinco anos, treinamentos customizados sobre boas práticas atreladas a defensivos agrícolas e à formalização de pastos apícolas. Esses eventos, gratuitos, diz ele, têm ocorrido em diferentes pontos da fronteira agrícola nacional, nas sedes de empresas, sindicatos, associações e entidades de classe, por exemplo.

Ainda conforme o coordenador do Colmeia Viva, o Plano de Ação Nacional do movimento conta também com um serviço de Assistência Técnica altamente capacitado para orientar agricultores e apicultores, acessível pelo telefone 0800 771 8000. No site Colmeia Viva, conclui Espanholeto, estão ao alcance outros serviços como o Manual de Boas Práticas e um Infolab. www.colmeiaviva.com.br

Sobre o Movimento Colmeia Viva

Desenvolvido há cinco anos com apoio de 14 empresas do setor de defensivos agrícolas, o Movimento Colmeia Viva tem por objetivo incentivar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas. A atuação do Colmeia Viva está ancorada em um Plano de Ações Nacional e teve origem na pesquisa MAP (Mapeamento de Abelhas Participativo). Este estudo traz um amplo levantamento sobre a mortalidade de abelhas no período 2014-2018 e foi feito com apoio de profissionais das universidades Unesp e UFSCar.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Novas variedades precoces de laranja aliam produtividade e qualidade do suco

2

Aplicação aérea de defensivos agrícolas: é mais vantajoso contratar o serviço ou investir em um drone de pulverização?

3

Conacredi Road Show 2025: Carolina Vergeti conduz discussão sobre riscos no agro em Cuiabá

4

Gowan na Hortitec 2025: onde ciência, propósito e resultado se encontram no campo

5

Feltrin na Hortitec 2025: portfólio renovado e aposta em tecnologia

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Embalagens DaColheita Bio feitas a partir do bagaço da cana, inovação da Termotécnica

DaColheita Bio: inovação da Termotécnica transforma bagaço da cana em embalagens sustentáveis

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais

Principais tipos de melão cultivados no Brasil

Tipos de melão: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil