Café: demanda preocupa, com preços do Arábica abaixo dos 400 c/lb

Close-up ripe red arabica coffee beans on tree in farm. Green Robusta and arabica coffee berries by agriculturist, Harvest arabica coffee berries on its branch, agriculture concept.

Publicado em 20 de março de 2025 às 08h59

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h14

Acompanhe tudo sobre Café, Café arábica e muito mais!

Os preços futuros do café Arábica caíram abaixo de 400 c/lb após a alta do começo de março, com o contrato de Maio/25 oscilando entre 370 e 390 c/lb, na última semana. O Robusta seguiu a mesma tendência, com os fundos especulativos da ICE e CFTC liquidando posições compradas.

“Apesar dos impactos climáticos recentes no Brasil, a previsão de chuvas na segunda quinzena de março ajudou a aliviar a pressão nos preços. No entanto, a principal preocupação do mercado é a possível queda na demanda, especialmente entre 2024 e 2025”, diz Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets.

Os preços futuros do café subiram desde dezembro, especialmente para o Arábica, levando a um repasse mais intenso dos custos aos consumidores desde o final de 2024 e para 2025. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), esse choque de preços pode levar meses ou anos para ser totalmente sentido, uma vez que deve ocorrer em menor intensidade que o observado na Bolsa. Os índices de preços ao consumidor analisados a partir grandes mercados do produto mostram alta em países como Alemanha, França, Itália e Estados Unidos.

“No Brasil, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mostra que, nos últimos 12 meses, houve aumento nos preços do café para a população, que já percebe uma fatia maior de participação do produto no índice”, observa a analista.

Para os próximos meses, ainda não foi descartado um impacto na demanda. Traders e torrefadores já vêm comprando apenas o necessário e há notícias que o varejo ao redor do globo tem resistido aos aumentos.

“Considerando o atual cenário de preços, a nossa projeção atual é de uma leve queda de 0,9% na demanda global em 24/25 e 0,1% em 25/26. No entanto, o cenário global ainda aponta para um déficit na próxima safra, o que pode sustentar os preços no longo prazo”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo