Broca-do-café agora tem controle

Créditos José Braz Matiello

Publicado em 15 de janeiro de 2017 às 07h36

Última atualização em 15 de janeiro de 2017 às 07h36

Acompanhe tudo sobre Ácaro, Agricultura orgânica, Algodão, Bicho mineiro, Café, Defensivo, Hortifrúti, Manejo Integrado, Oliveira, Sustentabilidade e muito mais!

 Crédito Cristiano Soares Oliveira
Crédito Cristiano Soares Oliveira

As duas principais pragas do café agora são controladas pelo inseticida Tracer®, da Dow AgroSciences. O produto, que já tinha registro para o combate ao bicho-mineiro, acaba de receber aprovação para a broca-do-café. “A extensão da bula de Tracer® na cafeicultura reforça a presença da Dow neste mercado tão importante para o Brasil e para nossa empresa. Com este novo registro, o inseticida passará a ser comercializado ainda neste ano, já para a safra 2016/17“, afirma André Baptista, gerente de marketing para Café e Hortifrúti da companhia.

Alerta

Os cafeicultores vêm se deparando com um aumento da resistência das pragas da cultura, especialmente porque muitos dos produtos disponíveis são misturas das mesmas moléculas. Com isso, a performance deles acaba caindo e até se perdendo por completo.

Tracer® chega como o mais viável aliado do cafeicultor, com modo de ação exclusivo no café, fundamental para rotacionar com as demais opções e, assim, diminuir a pressão de pragas resistentes, trazendo sustentabilidade no manejo.

Além disso, Tracer® é seletivo aos inimigos naturais, preservando estes predadores sem causar desequilíbrio na população de ácaros. Tais características também o diferenciam de outros inseticidas e o tornam uma ótima ferramenta para o manejo integrado de pragas da cultura do café, com equilíbrio e economia para o negócio do produtor. Alguns destes inimigos naturais, por exemplo, apresentam eficiência de predação de até 70% das pragas.

“Promover a sustentabilidade da cadeia cafeeira é fundamental. Os mecanismos de ação de Tracer® favorecem o uso racional de defensivos na cultura. Tracer, que sempre foi o inseticida padrão de controle nas culturas em que foi utilizado, como milho e algodão, agora chega como excelente ferramenta para controlar as principais pragas do café“,  complementa André Baptista.

Premiações e certificações

Em seu lançamento nos Estados Unidos, o inseticida recebeu o Green ChemistryAward, um dos principais prêmios concedidos às tecnologias mais sustentáveis do mundo. Tracer® tem origem biológica e é derivado da fermentação de microrganismos com forte ação inseticida.

No Brasil, o produto possui o selo do IBD para agricultura orgânica e ativo harmonizado para exportação. O IBD é a maior certificadora agropecuária e alimentícia da América Latina.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cultivo de goiaba garante sucessão na região Central de Minas Gerais 

2

John Deere desenvolve soluções que reduzemos efeitos da cintilação em máquinas agrícolas

3

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7% de janeiro a julho de 2025

4

Cafeicultura: Jacto aposta em inovação e mecanização

5

Processos e desafios: melhoramento genético de hortaliças

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

jacto (2)

Cafeicultura: Jacto aposta em inovação e mecanização

Divulgação

Potássio, cálcio, boro e enxofre na cultura do trigo: como esses nutrientes influenciam na qualidade e produtividade

Divulgação

Amendoim: exportação registra marca história de 180 mil toneladas

Parceria entre Cargill e USP contará com as investigações de 11 mestres e doutores sobre plantas de cobertura e seus efeitos na agricultura brasileira

Cargill e CCarbon/USP firmam parceria para pesquisar plantas de cobertura em sistemas de produção de grãos