Preservação da Caatinga: projeto foca na sensibilização e capacitação de jovens

Acompanhe tudo sobre associação Caatinga, capacitação de jovens, Meio ambiente, preservação da Caatinga, projeto de sensibilização e muito mais!
Divulgação

A Associação Caatinga (AC), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, deu início ao projeto “Ecoprotagonistas: Jovens em Ação Pela Caatinga”, que visa capacitar adolescentes das zonas rurais de Crateús, cidade do interior do Ceará, para a preservação ambiental do bioma Caatinga. 

A iniciativa, que inclui oficinas, capacitações e rodas de conversa, é promovida em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, por meio da campanha “Declare seu amor”, e do Fundo da Criança e do Adolescente do município. Segundo Cássia Pascoal, coordenadora de relacionamento comunitário e educação ambiental da AC, o projeto pretende “conectar educação ambiental com o cotidiano dos adolescentes da região, formando jovens com uma consciência ecológica ainda maior, promovendo o conhecimento sobre a Caatinga e incentivando o engajamento na preservação desse ecossistema”. 

O “Ecoprotagonistas” é voltado para adolescentes de 12 a 17 anos, moradores de comunidades rurais de Crateús. São priorizados os estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, incluindo famílias que recebem ou não benefícios sociais. As atividades atendem especialmente comunidades próximas à Reserva Natural Serra das Almas, uma área de conservação ambiental de 6.285 hectares gerida pela Associação Caatinga. 

“O projeto se integra ao ‘Modelo Integrado de Conservação da Caatinga’, estratégia da AC que envolve cerca de 40 comunidades da região da Serra das Almas em ações de conservação e desenvolvimento sustentável”, complementa Cássia Pascoal. 

Ao longo do projeto, os jovens participarão de 52 horas de oficinas abordando temas como fotografia, sustentabilidade, ecologia, reciclagem e arte. A culminância do projeto será uma exposição artística com materiais produzidos nas oficinas, protagonizada pelos próprios adolescentes. “A ideia é promover um evento criado a partir do olhar criativo e artístico desses jovens”, enfatiza Cássia Pascoal. “A iniciativa visa não apenas instruir, mas inspirar uma nova geração de defensores da Caatinga, promovendo o conhecimento e a valorização desse bioma único”, finaliza a profissional.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Gowan na Hortitec 2025: onde ciência, propósito e resultado se encontram no campo

2

Feltrin na Hortitec 2025: portfólio renovado e aposta em tecnologia

3

Plasticultura BR: uma marca nova, mas com muita história

4

Abate humanizado de bovinos: pesquisa do CEUB revela práticas éticas e legais

5

Congresso Brasileiro de Soja 2025 debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

gowan na hortitec 2025

Gowan na Hortitec 2025: onde ciência, propósito e resultado se encontram no campo

imagem_2025-06-18_145501890

Feltrin na Hortitec 2025: portfólio renovado e aposta em tecnologia

Foto 01 (Médio)

Plasticultura BR: uma marca nova, mas com muita história

Imagem de arquivo

Abate humanizado de bovinos: pesquisa do CEUB revela práticas éticas e legais