Alerta para o risco de geada nas áreas produtoras de café

A chance de um novo episódio de geada está agitando o mercado de café no Brasil.
Acompanhe tudo sobre Brasil, Café, Geada, Produtores e muito mais!
Créditos: Marcelo Linhares

Texto por Angela Ruiz

De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, além da chuva, há previsão de frio. Apesar de um centro de alta pressão fraco com pouco mais de 1020 milibares, a corrente de jato em uma direção favorável ao declínio da temperatura e a presença de um ciclone extratropical em alto mar empurram a onda de frio sobre o centro e sul do Brasil.

A temperatura prevista diminuiu na simulação mais recente GFS-NOAA. Estimam-se temperaturas mínimas de 2°C em Três Pontas (MG), 3°C em Campos Gerais (MG), 4°C em Machado (MG) e 4°C em Patrocínio (MG) na quinta-feira( 19/05).

No Estado de São Paulo, estimam-se 2°C em Pedregulho e Franca, 3°C em Garça e 4°C em Caconde na quarta-feira (18/05). No Paraná, a temperatura alcança 4°C em Carlópolis, 2°C em Pinhalão e 0°C em Ibaiti no dia 18/05.

Com temperaturas previstas mais baixas, a chance de geadas aumenta em áreas produtoras do Paraná, além de baixadas, áreas de borda, em pés de café mais novos e áreas cuja a face esteja voltada para o quadrante sul na Mogiana, sul de Minas Gerais e Cerrado de Minas Gerais.

Mercado

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baixou em 2,1% a estimativa para a produção total de café no País, na comparação com a projeção de março. Agora, o IBGE estima que a produção deverá ficar em 3,3 milhões de toneladas em 2022, ou 54,9 milhões de sacas de 60 kg, alta de 12,0% em relação a 2021.

A Conab pretende soltar o 2º levantamento do café na próxima semana. O primeiro levantamento da safra do produto divulgado no dia 18/01, mostrou uma produção esperada de 55,7 milhões de sacas de 60 quilos.

O analista de mercado e Diretor da Pharos Consultoria Mercado de Café, Haroldo Bonfá disse que na região da Mogiana e no sul de Minas, o café está vindo de uma fase de pouca chuva e temperaturas elevadas o que proporcionou um amadurecimento precoce e consequentemente uma antecipação dos cafeicultores para colher esse grão. 

“Muitos produtores de café arábica estão no campo realizando a colheita. Se a temperatura baixa se confirmar na próxima semana a ponto de acontecer geada, esse café que está sendo colhido não irá ser impactado de forma perigosa. Para os cafezais que ainda não iniciaram a colheita onde as árvores estão bem cheias, com frutos verdes, as folhas acabam protegendo o frutos e não haveria perda”, analisa Bonfá.

Curiosidade

Se na noite anterior ocorrer tempo aberto sem nebulosidade, isso favorece uma queda mais acentuada da temperatura na madrugada. Uma vez registrada a geada com formação de nevoeiro ou neblina nas primeiras horas da manhã, esse nevoeiro acaba protegendo os cafezais da luz solar. Vale lembrar que a queima do café acontece quando o gelo na folha em contato com o sol funciona como uma lente de aumento refletindo a luz solar mais intensa o que provoca a queima as folhas. 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Khrin na Hortitec 2025: inovação e sustentabilidade para viveiros com sistema Biopot

2

LS Tractor na Hortitec 2025: tratores versáteis otimizam manejo dos hortifruticultores

3

Exportações de café em maio alcançam 2,963 milhões de sacas, queda de 33% ante mai/24

4

Fazenda Botânica: consórcio entre café e soja alia rentabilidade e sustentabilidade

5

Projeto ‘Café Soja’: como café e soja se uniram após as geadas de 2021

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

mudas da Khrin

Khrin na Hortitec 2025: inovação e sustentabilidade para viveiros com sistema Biopot

Trator que será apresentado pela LS Tractor na Hortitec 2025

LS Tractor na Hortitec 2025: tratores versáteis otimizam manejo dos hortifruticultores

Café

Exportações de café em maio alcançam 2,963 milhões de sacas, queda de 33% ante mai/24

Fileiras consorciadas de café e soja em lavoura no sul de Minas Gerais

Projeto 'Café Soja': como café e soja se uniram após as geadas de 2021