Publicidade

AgroBrasília: ILPF é uma técnica de otimização da terra para aumentar a produtividade

Sistema propõe a integração como caminho para a sustentabilidade
Foto Breno Lobato
Acompanhe tudo sobre AgroBrasilia, ILPF e muito mais!
Foto Breno Lobato

A integração lavoura-pecuária-floresta, ILPF, é uma estratégia de produção agropecuária que utiliza a união de diferentes sistemas produtivos – agricultura, pecuária e floresta – dentro de uma mesma área. O objetivo é otimizar os recursos da fazenda, buscando um aumento da produtividade por hectare de forma sustentável. Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Kleberson Souza, qualquer produtor pode adotar o sistema, sempre adequando-o à sua realidade e fazendo um planejamento das etapas e dos objetivos que deseja alcançar. “Toda a implantação de um novo sistema requer conhecimento dos processos, treinamento e investimento. E requer também saber que o resultado não vai vir amanhã, mas sempre é bom começar hoje”, alerta.

Souza afirma que a adoção do sistema ILPF ou somente ILP permite reduzir em até 30% o uso de fertilizante no próximo plantio e, para a pecuária, traz ganhos médios entre 75 a 750 kg/ha/ano. “E por que implantar a floresta? Porque além de trazer melhorias em termos de ambiência para o rebanho, o produtor pode escolher uma variedade que, ao chegar em tempo de corte, ele vai ter uma outra renda, se quiser”, explica Souza.

Dentro da programação da Embrapa na feira, serão apresentadas duas palestras sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O evento será realizado na sexta-feira (24), às 10h, na Unidade de Referência Tecnológica (URT) de ILPF instalada no espaço da feira (Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, Brasília-DF). A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita na hora.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, Kleberson Souza, vai apresentar a palestra “ILPF: novos desafios e perspectivas”, que abordará os novos desafios da agropecuária e como os sistemas integrados de produção podem mitigar alguns deles, inclusive mencionando perspectivas do mercado de carbono.

Em seguida, o tema a ser tratado será a “Pecuária Intensiva em Sistema Integrado de Produção”, com o produtor rural Gustavo Cortês. Ele vai abordar resultados obtidos em sua fazenda, localizada no PAD-DF, demonstrando de forma prática os ganhos com a implantação da integração lavoura-pecuária na propriedade.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtividade e tolerância a doenças elevam o padrão das lavouras de pepinos no Brasil

2

Região do Cerrado Mineiro se prepara para celebrar a 13ª edição do prêmio que valoriza os melhores cafés de origem controlada do Brasil

3

Emater-MG alerta sobre importância da vacinação e do controle de parasitas no rebanho bovino

4

Bayer alerta para a escolha dos híbridos de milho para ganho de produtividade e estabilidade

5

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas? 

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

1

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

Depositphotos_583129486_XL

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030