A importância do Distribuidor de Insumos Agropecuários

Nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, a Plenária do Congresso Andav está debatendo temas como o impacto da reforma tributária, os efeitos do Green Deal no agro brasileiro, ferramentas financeiras e de crédito, bem-estar animal, tecnologias sustentáveis e tendências de mercado

Publicado em 10 de agosto de 2023 às 08h52

Última atualização em 10 de agosto de 2023 às 08h52

Acompanhe tudo sobre Agropecuários, Distribuidor, Insumos e muito mais!

A importância do Distribuidor de Insumos Agropecuárias como elo entre a indústria e o produtor rural, impulsionando o uso de tecnologia e levando informação e eficiência às lavouras e pastos em todo o mundo, foi enfatizada durante o painel Internacional O cenário global da distribuição de insumos do Congresso Andav 2023, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, que se encerra na quinta-feira, dia 10 de agosto.

Créditos: Divulgação

As vendas para proteção de cultivos no México alcançaram US$ 1,9 bilhão. São cerca de 30 culturas instaladas no país, sendo que apenas a plantação do milho ocupa uma área de 7,9 milhões de hectares. Mesmo assim, segundo Daniel Quiñonez, CEO Ansa Sapi, do México, o volume de grãos produzida é insuficiente para suprir as necessidades da população, exigindo a importação de alimentos.

De acordo Quiñonez, há entraves regulatórios e a aprovação de novas moléculas de químicos é lenta. Outra característica é a presença de agricultura de subsistência, com pequenos produtores no sul do país, enquanto do centro para o norte, a produção é tecnificada, o que cria o desafio de “levar tecnologia ao pequeno agricultor”.

Terceira maior economia do continente africano, a África do Sul possui uma diversificada agricultura que responde por 17% do PIB. Johan Nienaber, Diretor Regional Inteligro, da África do Sul, informou que os principais fornecedores globais de insumos estão presentes no território sul-africano, com distribuidores em consolidação.

Com o olhar voltado ao futuro, Nienaber entende que a diferenciação está no melhor entendimento das necessidades dos agricultores, para que possam demonstrar o valor do canal de distribuição. Ele apontou, ainda, a formação de mais especialistas em proteção de cultivos.  “A tecnologia é alavanca para plantar mais com menos”, afirmou.

Alberto Yoshida, Diretor Conselheiro Andav, por sua vez, antecipou dados que integram a 8ª Pesquisa Nacional da Distribuição, a ser apresentada no último dia do Congresso, traçando um panorama do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários nacional. Característica do mercado brasileiro de distribuição de insumos é a grande presença de pequenas e médias empresas, com administração familiar, o que torna essenciais os serviços prestados pela Andav, como “a plataforma de inteligência de mercado, que inclui diversas pesquisas, que contribuem para a gestão do negócio das associadas, afinal, quanto mais informação, melhor poder de decisão”.

Marketing 5.0 – agregando valor para a distribuição

Pai do marketing moderno, Phillip Kotler participou do Congresso Andav 2023, mostrando que as transformações do mundo carregam oportunidades e desafios que exigem gestores capazes de assumirem essas mudanças.  Para ele, marketing é agregar valor e saber entender e definir o atributo desejado pelo consumidor que, mais do que o produto, busca uma experiência.

Assim como as grandes marcas construíram suas percepções, tais como a melhor engenharia da Mercedes, o entretenimento familiar da Disney ou a segurança da Volvo, também os produtos agropecuários podem seguir o modelo de diferenciação, inclusive de commodities como as laranjas da Flórida ou as batatas americanas.

Na agricultura, Kotler entende que o setor precisa explorar as modernas ferramentas, inclusive a inteligência artificial para a criação de anúncios mais assertivos, automatizando o marketing com métricas adequadas e com o estabelecimento de metas.

A Plenária do Congresso Andav 2023 debate o tema central Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro e conta com cerca de quinze eventos de conteúdo, entre painéis, palestras, fórum e talk show, e com a participação de mais de 40 especialistas dos setores do agro, economia, finanças, direito, agronomia, pesquisa, marketing e comunicação, entre autoridades governamentais, CEOs, proprietários e diretores de empresas, presidentes e representantes de entidades setoriais, professores e doutores da academia, economistas, advogados, jornalistas e produtores rurais.

O Congresso Andav 2023 é o principal ponto de encontro do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários no Brasil. A edição deste ano está reunindo mais de 160 marcas nacionais e internacionais, e deve receber mais de 10 mil profissionais do setor, que estão conhecendo novos produtos e serviços, que contribuirão para ampliar o fortalecimento e sustentabilidade das empresas da Distribuição de Insumos Agropecuários, que são responsáveis por levar ao campo produtos, boas práticas, tecnologias e inovação.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tecnologia Pretec é destaque no Show Tecnológico de Verão no Paraná

2

Terceira reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 292,60 milhões de caixas

3

Demanda internacional sustenta alta dos fertilizantes em 2026 e aperta produtor brasileiro

4

Morango branco: pureza genética é a base do padrão premium

5

Dia do Feijão celebra tradição e importância nutricional do alimento

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

cattle in pasture

Alimentar o gado só com capim vale mesmo a pena?

Créditos Shutterstock

Óleos essenciais na alimentação de aves: mecanismos de ação e efeitos produtivos

ACNB-Expoinel-Minas-2026-abre-o-calendario-de-exposicoes-Ouro-do-Ranking-Nacional-de-Nelore-foto-divulgacao-2 (Pequeno)

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições Ouro do Ranking Nacional de Nelore

tilápia

Produção de tilápia em São Paulo cresce 4% em volume em 2025