Dia do Agricultor: conheça 6 vantagens fundamentais da biotecnologia na agricultura

A Superbac selecionou os mais relevantes benefícios que evidenciam que o agro do futuro é biotech

Publicado em 28 de julho de 2022 às 05h00

Última atualização em 28 de julho de 2022 às 05h00

Acompanhe tudo sobre Biotecnologia, Dia do agricultor e muito mais!
Divulgação

Entender a importância das soluções biotecnológicas para o cuidado e a manutenção do solo é a melhor maneira de o agricultor – que comemora seu dia especial em 28 de julho – alcançar suas metas de produtividade, sem abrir mão dos princípios de sustentabilidade.

Consciente de seu papel como criadora de possibilidades no mundo biotecnológico, com seus bioinsumos desenvolvidos a partir de microrganismos vivos para suprir o setor agrícola, a Superbac investe na concepção de produtos de última geração com alta tecnologia e performance para a fertilização e o condicionamento do solo.

Entre seus principais produtos, o condicionador biológico de solo Smartgran possui a exclusiva tecnologia Smartbac (de bactérias inteligentes). A aplicação promove uma maior expressão de enzimas no solo, tornando-o mais resiliente e potencializando a absorção dos nutrientes. Já os fertilizantes combinam o Smartgran com macro e micronutrientes, promovendo o reequilíbrio do solo e criando um ambiente adequado para o desenvolvimento das plantas.

Com uma visão centrada no futuro, a Superbac sabe que a importância socioeconômica do agronegócio se perpetuará. Contudo, as práticas deste segmento somente permanecerão competitivas e relevantes se houver a manutenção sustentável e inteligente no campo – principalmente do solo.

A empresa enfatiza que o “agricultor do amanhã é biotech”. Ele assume seu papel com grande profissionalismo e prospera de forma sólida, sadia e competitiva, ao aplicar conhecimentos biotecnológicos, que permitem regenerar e nutrir o solo e as plantas, bem como entender suas necessidades biológicas, físicas e químicas.

Para disseminar esse entendimento, a companhia lista a seguir alguns benefícios bastante relevantes que a biotecnologia proporciona para a agricultura, quebrando paradigmas:

1. Sustentabilidade: a biotecnologia, por ser capaz de entregar compostos para o solo, rico em bactérias e macro e micronutrientes, proporciona vários benefícios às culturas onde são aplicados, como: regenerar a atividade biológica do solo, aumentar a produtividade em uma mesma área plantada, promover a economia circular, entre outros.

2. Aumento de disponibilidade de nutrientes para as plantas: Os fertilizantes biotecnológicos conferem a menor lixiviação do potássio e a maior proteção do fósforo, diminuindo sua fixação no solo. Adicionalmente, potencializam a atividade microbiana no solo, resultando em maior produção de ácidos orgânicos e das enzimas arilsulfatase, betaglicosidase e fosfatase ácida envolvidas no ciclo do enxofre, carbono e fósforo, enriquecendo as plantas com mais nutrientes.

3. Maior enraizamento e produtividade: os fertilizantes biotecnológicos contribuem para melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, promovendo um melhor desenvolvimento vegetal, do sistema radicular e parte aérea da planta, resultando em incrementos consistentes de produtividade.


4. Melhoria das características do solo – biota em equilíbrio:
biofertilizantes são capazes de promover a melhoria do solo em três níveis: Físico (estrutura/porosidade), Químico (macro e micronutrientes/fertilidade) e Biológico (estimula e melhora a parte viva – microrganismos e microfauna), formando, consequentemente, um ambiente favorável para o equilíbrio da biota.

5. Nutrição com macro e micronutrientes: fertilizantes biotecnológicos fornecem macro e micronutrientes, aliados a um condicionador biológico de solo rico em bactérias que são elementos essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas.

6. Liberação de ácidos húmicos e fúlvicos: durante a decomposição de fertilizantes biotecnológicos ocorre a liberação de ácidos húmicos e fúlvicos, capazes de contribuir positivamente para a fisiologia da planta e para as propriedades químicas e físicas do solo, como por exemplo: alta produção de energia nas células das raízes; aumento dos níveis de clorofila; redução das perdas de N para a atmosfera; maior disponibilidade de nutrientes às plantas, devido à sua alta CTC; maior aporte de nutrientes pelas plantas em decorrência da ativação das ATPases, com maior troca de íons; maior crescimento do sistema radicular e formação de raízes secundárias pela produção da auxina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo