Safra de milho pode atingir recorde com fertilizantes multinutrientes

Espiga de milho verde

Publicado em 31 de maio de 2022 às 09h45

Última atualização em 31 de maio de 2022 às 09h45

Acompanhe tudo sobre Fertilizantes, Milho, Recorde, Safra de milho e muito mais!
Espiga de milho verde
Créditos: Miriam Lins

Por Caio Coutinho

Os produtores rurais de milho têm buscado, cada vez mais, aumentar a produtividade de suas lavouras. Tanto que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aumentou a estimativa da safra de milho 2021/22 para 114,58 milhões de toneladas, crescimento de 31,6% em relação à safra anterior. As projeções consideram que, se o agricultor nacional investir em adubação e se o clima ajudar, esse aumento alinhado à demanda internacional aquecida, deverá promover uma elevação de 78% das exportações do grão neste ano.

“Os agricultores realmente buscam tecnologias que proporcionam retornos de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Se o investimento for em fertilizantes multinutrientes, os resultados podem ser ainda melhores se comparados aos insumos convencionais: o incremento pode chegar a 8,5 sacas por hectare na safra de verão e 7 sacas por hectare no milho safrinha”, afirma Maria Luisa Aguiar, gerente de Produto de Performance da Mosaic Fertilizantes.

Os resultados são de estudos realizados em mais de 170 campos demonstrativos do grão, de 2005 a 2021, com o adubo MicroEssentials, da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. De acordo com Maria Luisa, a fórmula desse fertilizante possui a tecnologia patenteada Fusion, criada para aumentar a eficiência da absorção de nutrientes no estágio inicial do cultivo, levando as plantas a atingir o seu potencial produtivo.

LEIA TAMBÉM:

MicroEssentials reúne em um único grânulo Nitrogênio amoniacal, Fósforo de alta solubilidade e duas formas de Enxofre, que ajuda na distribuição uniforme e melhora o rendimento operacional. “Bem nutridas desde o início, as plantas respondem com rápido desenvolvimento inicial e definem um potencial produtivo mais elevado. Por ter Nitrogênio, Fósforo e Enxofre no mesmo grânulo, a distribuição é uniforme, o que levará a uma lavoura mais homogênea, com melhor pegamento de florada, maior enchimento e peso dos grãos de milho”, afirma Maria Luisa.

A fórmula do produto, com a tecnologia patenteada Fusion, possui como diferencial a presença do Enxofre, nutriente essencial necessário durante todo ciclo das plantações de milho. Enquanto a maioria dos fertilizantes tem Sulfato ou Enxofre elementar em sua formulação, o MicroEssentials possui o elemento em ambas as formas para que a lavoura tenha fornecimento imediato, vindo do sulfato, e um gradual, vindo do enxofre elementar que garante nutriente durante todo o ciclo do milho. O elemento atua na cadeia de proteínas e aminoácidos, responsáveis pelo enchimento dos grãos e consequente produtividade.

O Nitrogênio e o Fósforo também compõem a fórmula de MicroEssentials. O primeiro nutriente é essencial na produção de clorofila e se distribui ao longo de todo o crescimento da planta, garantindo folhas verdes mais saudáveis e melhora o vigor da planta. Já o Fósforo é responsável pelo desenvolvimento de raízes e melhora o desenvolvimento de florada, além de produzir sementes maiores de milho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Mariangela Hungria no laboratório

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Laranja-1-1

Safra de laranja 2025/26 em SP e MG é estimada em 314,6 milhões de caixas

Foto: Eudes Cardoso

Embrapa e Ufersa disponibilizam cultivar de porta-enxerto de maracujá resistente à fusariose