Nutrição inteligente na produção de beterraba

Fotos Shutterstock

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 15h58

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h29

Acompanhe tudo sobre Adubação, Água, Beterraba, Boro, Nitrogênio, Nutrição e muito mais!

Isabela Ribeiro Martins

Gabriel Ferraresi Hidalgo

Graduandos em Engenharia Agronômica – UNESP/FCAT

Pâmela Gomes Nakada Freitas

Engenheira agrônoma e professora assistente – UNESP/FCAT

pamela.nakada@unesp.br

Fotos Shutterstock

O nitrogênio se destaca dentre os nutrientes mais exigidos pela cultura da beterraba, pois promove a expansão foliar e o maior acúmulo de massa de raízes, além das folhas. Também é constituinte de várias moléculas orgânicas, tais como proteínas, ácidos nucleicos e clorofila.

O nitrogênio contribui para o aumento da produtividade por promover a expansão foliar, sendo este fator importante para a fotossíntese, e mais acúmulo de massas e raízes. Exerce grande efeito no crescimento das plantas e na qualidade dos produtos vegetais.

 

Eficiência

O manejo criterioso da adubação consiste em otimizar a produtividade, satisfazendo as necessidades nutricionais da cultura pela adoção de técnicas que propiciam maior eficiência no uso dos adubos. A aplicação racional de fertilizantes exige o conhecimento da disponibilidade de nutrientes, das exigências nutricionais da cultura e da avaliação do estado nutricional das plantas.

O uso de adubação nitrogenada em beterraba é de extrema importância, porém, a dose deve ser estudada para entender a recomendação ideal para cada região.

Observa-se, na literatura, a existência de diferentes quantidades de N recomendadas para a beterraba de mesa. Isso se deve às diferentes exigências nutricionais das cultivares utilizadas, às diferentes densidades de plantio e também aos diversos tipos de solo e clima.

Devido à sua alta exigência e instabilidade no solo, as adubações nitrogenadas para as culturas não leguminosas se dão em altas doses. Porém, adubações excessivas contendo N podem afetar a qualidade da raiz. O uso deste nutriente necessita de um manejo adequado, enfatizando o ponto de vista ambiental, pois o excesso de nitrogênio sendo facilmente lixiviado pela água da chuva ou da irrigação pode atingir o lençol freático do solo.

 

Mais produtividade

 

As doses de N influenciam diretamente no peso médio e na produtividade das raízes de beterraba. A adubação é uma prática agronômica fundamental para se obter altas produtividades e também raízes e folhas com boa qualidade comercial e nutricional.

BARBOSA et al. (2015) cita em seu trabalho que as doses de nitrogênio influenciaram a produtividade das cultivares de beterraba estudadas, promovendo ganho de produtividade até um determinado limite, sendo os maiores valores observados de 37,56 e 37,79 t ha-1 para as doses de N de 100 e 110 kg ha-1 para as cultivares Bohan e Boro, respectivamente.

Houve resposta positiva às doses de nitrogênio para o peso médio das raízes, sendo a maior média observada de 80,76 g, verificada na dose de N de 155 kg ha-1.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Setor da maçã ganha premiação inédita: ABPM celebra inovação e liderança na pomicultura

2

Resultados da biotecnologia HB4® indicam ganhos de produtividade em condições de seca 

3

Trator da Série S6 da Valtra é destaque na Expointer

4

Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica

5

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Divulgação

Setor da maçã ganha premiação inédita: ABPM celebra inovação e liderança na pomicultura

Limão - Foto: Pixabay

A força do Limão Paulista: exportação cresce 21% em 2025

Divulgação

Microverdes: o que são, como cultivar em casa e maneiras de incluir na alimentação

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais