Como cultivar acelgas

Crédito Shutterstock

Publicado em 20 de novembro de 2018 às 15h54

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h29

Acompanhe tudo sobre Acelga, Água, Beterraba, Cálcio, Couve, Cultivo protegido, Energia solar, Fertirrigação, Filme, Hidroponia, Hortifrúti, Malha, Tela e muito mais!

Glaucio da Cruz Genuncio

Professor de Fruticultura ” Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

glauciogenuncio@gmail.com

Elisamara Caldeira do Nascimento

Doutora em Agronomia e professora da Sesitec – MT

Talita de Santana Matos

Doutora em Agronomia

Rafael Campagnol

Professor de Olericultura – UFMT

Crédito Shutterstock

A acelga (Beta vulgaris) é da família das Quenopodiáceas (a mesma da beterraba), porém, e diferentemente desta, a parte consumida é a aérea, e podem ser comercializadas tanto com a apresentação de folhas verdes e compactas até vermelhas e roxas, dependendo da variedade plantada.

O excelente desenvolvimento das folhas e do talo é o diferencial deste cultivo. Um cuidado especial é a não confusão da acelga com a couve chinesa (Brassicapekinensis). Atualmente, a acelga é uma planta muito utilizada na produção de microverdes.

Quanto às qualidades organolépticas, a acelga é uma planta que se destaca por seu conteúdo de vitaminas A e C, além de fibras e de seu acúmulo de cálcio e ferro. Quanto aos aspectos agronômicos básicos, ao se cultivar a acelga, respostas produtivas são obtidas quando são cultivadas em temperaturas entre 15 e 30°C, UR entre 60 a 80% e irradiância entre 1.200 a 1.500 µmol de fótons m-2s-1, além de pluviosidade entre 1.000 a 1.200 mm.

 

Cultivo protegido

 

O cultivo da acelga em ambiente protegido apresenta inúmeras vantagens, tais como a redução significativa do ataque de pragas e doenças, a eliminação de intempéries que podem ocasionar danos e perdas produtivas causadas pela chuva ou pelo vento. Ressalta-se, ainda, que o cultivo protegido engloba um conjunto de práticas e tecnologias utilizadas pelos produtores para um cultivo mais seguro de plantas, como a acelga.

Por outro lado, para uma maior eficiência do uso deste tipo de cultivo, torna-se necessário compreender a inter-relação da acelga com fatores microclimáticos dentro do ambiente protegido. Por assim dizer, o cultivo da acelga pode ser afetado por diversos fatores, tais como: ambientais, genéticos (variedades) e fisiológicos, como: transpiração, respiração, absorção de água e elementos minerais e seu transporte; além do clima, temperatura, fotoperíodo, entre outros.

Especificamente, tanto a qualidade quanto a quantidade de luz afetam consideravelmente o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais. Sendo assim, o uso de ferramentas que possibilitem o controle no que diz respeito à radiação solar podem promover o aumento da precocidade, produtividade e permitir a produção fora de época da acelga.

 

Inovação

O excelente desenvolvimento das folhas e do talo é o diferencial deste cultivo – Crédito Pixabay

Uma das principais inovações no assunto está relacionada a modificações ambientais em função do uso de filmes ou malhas de cobertura que alteram o balanço de radiação do sistema composto pela planta, solo e atmosfera.

Esta tecnologia pode propiciar aumentos à produtividade de até 200% na acelga, a partir do efetivo controle de temperatura no interior da casa de vegetação, do uso de telas de sombreamentos termorrefletoras ou com pigmentos que selecionam o comprimento de onda mais eficaz no processo de fotossíntese, maximizando o aproveitamento da energia solar.

Além disso, a associação do cultivo protegido às técnicas de fertirrigação e hidroponia apresenta melhorias no controle nutricional da acelga, com a aplicação de nutrientes baseada em curvas de absorção e doses diárias nas quantidades necessárias e de acordo com o estádio da cultura, além da redução no ataque de patógenos do solo, tais como fungos e bactérias.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Bastidores da ceia: como a saúde das aves garante a qualidade do frango e do peru que chegam à mesa do brasileiro 

2

Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja

3

Panorama nacional da cultura da banana

4

Mamão orgânico: Como plantar?

5

Benefícios da calagem e gessagem na couve-flor

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Banana - Crédito: Shutterstock

Panorama nacional da cultura da banana

Mamão - Créditos: Shutterstock

Mamão orgânico: Como plantar?

Couve-flor _ Créditos: Shutterstock

Benefícios da calagem e gessagem na couve-flor

Foto-1---Produtores-familiares-do-Vale-do-Jequitinhonha-iniciam-plantio-de-feijao-milho-batata-doce-biofortificada-e-outras-culturas

Famílias do Vale do Jequitinhonha cultivam espécies biofortificadas de batata-doce, ricas em vitamina A