Publicidade

Créditos de água fortalecem a preservação ambiental na Caatinga

Iniciativa transforma a captação sustentável de água em ferramenta para conservação de recursos hídricos e fortalecimento de comunidades rurais.
Divulgação
Acompanhe tudo sobre Caatinga e muito mais!

Na Caatinga, bioma que se estende por nove estados brasileiros, a água tem um importante papel na manutenção da vida e no equilíbrio dos ecossistemas. Por isso, o uso responsável e a preservação das fontes naturais são fundamentais para fortalecer a sustentabilidade do bioma e o modo de vida das comunidades que nele habitam.

A Associação Caatinga, em parceria com a empresa indiana Kosher Climate, está desenvolvendo uma iniciativa que transforma a água preservada pelas tecnologias sociais de convivência com o semiárido em créditos de água. Esses créditos representam o volume de água que deixa de ser retirado de rios, poços ou do subsolo graças a práticas sustentáveis, como o uso de cisternas de placas, que funcionam como reservatórios de captação da água da chuva.

Cada crédito representa mil litros de água captada de forma sustentável e é certificado pelo Universal Water Registry (UWR), garantindo transparência e legitimidade ao processo. As cisternas, com capacidade para 16 mil litros cada, oferecem segurança hídrica para as famílias, protegem fontes naturais e contribuem para o equilíbrio ambiental da região.

O modelo de créditos de água permite que empresas invistam diretamente na conservação dos recursos hídricos. Ao adquirir créditos, elas financiam a instalação de novas cisternas de placas, a manutenção das existentes e a multiplicação de tecnologias sociais voltadas à convivência com o bioma, promovendo práticas sustentáveis e o uso consciente da água.

Cássia Pascoal, coordenadora de relacionamento comunitário e educação ambiental da Associação Caatinga, explica que essas tecnologias “garantem acesso à água potável, protegem os ecossistemas locais e fortalecem a resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas”.

Publicidade

“Essa iniciativa reforça o compromisso da Associação Caatinga com a conservação do bioma, combinando ciência, tecnologia e participação comunitária para preservar água e solo, essenciais à biodiversidade local”, complementa Daniel Fernandes, diretor executivo da Associação Caatinga. “Interessados em adquirir créditos de água podem entrar em contato com a Associação Caatinga ou com a Kosher Climate, contribuindo de forma efetiva para a proteção ambiental e a construção de um futuro sustentável na região”, complementa Daniel.

Saiba mais sobre crédito de água

O crédito de água é um instrumento voluntário de compensação ambiental que funciona de maneira semelhante ao crédito de carbono. Ele permite que empresas e indivíduos interessados em minimizar sua “pegada hídrica”, que pode incluir uso intensivo, desperdício ou contaminação da água, contribuam financeiramente para iniciativas de preservação e recuperação de recursos hídricos.

Na prática, ao adquirir créditos de água, organizações que utilizam o recurso em larga escala, apoiam projetos que promovem conservação, manejo sustentável, revitalização de nascentes, restauração de áreas degradadas e outras ações que ampliam a disponibilidade e qualidade da água. Pessoas físicas e instituições que desejarem apoiar a causa hídrica também podem comprar créditos, fortalecendo iniciativas ambientais de impacto.

O mecanismo tem ganhado relevância por estimular práticas responsáveis, garantir rastreabilidade das ações e ampliar investimentos em projetos voltados para a sustentabilidade dos recursos hídricos, um dos temas ambientais mais urgentes da atualidade.

Publicidade

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Tritucap marca presença na Feira do Cerrado 2026 com lançamento da TH-18

2

Feira do Cerrado 2026 conecta produtores a novas tecnologias e estratégias de mercado

3

Feira do Cerrado recebe selo Evento Neutro Azul

4

Café extraordinário: Casal de produtores de Barra do Turvo produz o melhor café de SP

5

Ascenza Brasil vai ampliar em 30% seu portfólio de soluções agrícolas nos próximos três anos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Fotos: Alexandre Amaral/Emater-MG

Silvicultura impulsiona produção na agroindústria e no campo

floresta-ibf-Telefone

Goiás anuncia plano para ampliar setor florestal e atrair novas indústrias

2==gMkpTMiVzN5EjOyJmLt92YuM3bpN2bnVmbl9GctF2YhR3cpZXZyB0bhNWYkVmc6EzN5MzN3MjM3IjOn5GcuEDZhJ2MyQGMilDZ5UmY4UWYxYmNiFTMyADM4YmMmFTMGJTJmFTMGJTJ4kDMxQjRyUCN5AjMx8VL1ETLf9VLwITLfpzM (Pequeno)

Edital Floresta Viva – Terras Indígenas tem inscrições prorrogadas até 27 de fevereiro

Future,Environmental,Conservation,And,Sustainable,Esg,Modernization,Development,By,Using

Cadeias livres de desmatamento: o novo passaporte comercial