A CropLife Brasil (CLB), a Polícia Federal e parceiros, promovem em 08 de outubro, no Auditório do Sistema FAMASUL, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o workshop sobre combate ao mercado de insumos agrícolas ilegais, com autoridades e especialistas do setor. O evento é uma correalização entre Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Polícia Federal e CLB, com apoio institucional da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).
O objetivo do workshop é debater estratégias para reduzir práticas ilícitas envolvendo produtos contrabandeados e falsificados, capacitar servidores públicos envolvidos na fiscalização e registro de agrotóxicos, compartilhar impactos da pirataria – tanto na escala industrial, quanto para o produtor, e discutir os canais e meios de formalizar denúncias para coibir a prática. No encontro será demonstrada a ferramenta do MAPA para identificação e triagem rápida de amostras de agrotóxicos ilegais via espectrômetro.
A programação conta com palestras do professor Leandro Piquet, coordenador acadêmico da ESEM/USP (confirmado); Superintendente da Polícia Federal do MS, Carlos Henrique Cotta Dangelo (confirmado); Diretor presidente do IAGRO, Daniel Ingold (confirmado); Superintendente Federal de Agricultura (SFA-MAPA) no MS, José Antônio Roldão (confirmado); Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do MS, Antônio Carlos Videira (a confirmar); representante oficial da FAMASUL (a confirmar); e do gerente de Combate a Produtos Ilegais na CropLife Brasil, Nilto Mendes (confirmado).
O encontro reúne representantes e servidores de diversas instituições públicas e privadas, incluindo EMBRAPA, IBAMA, MAPA, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público (MP), Receita Federal do Brasil (RFB), Secretarias de Estado do MS, além dos correalizadores e especialistas da indústria de insumos agrícolas agrícola.
O mercado ilegal é um dos maiores desafios enfrentados pela indústria do agronegócio. Estimativa do setor indica que até 25% do mercado de insumos no país opera à margem da lei. A CropLife Brasil reforça que o combate ao mercado ilícito exige mobilização conjunta entre órgãos públicos, produtores e sociedade. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Canal de Denúncias da entidade.