Aliada à tecnologia, produção de soja no PR deve superar 22 mi de toneladas

Acompanhe tudo sobre Paraná, produção de soja, safra recorde, Sustentabilidade, tecnologia agrícola e muito mais!
Soja / Freepik

A colheita de soja 2024/25 no Paraná, prevista para começar em fevereiro, promete alcançar números históricos. Estima-se uma produção superior a 22 milhões de toneladas, 20% a mais em relação às 18,56 milhões de toneladas da safra anterior, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab).

Com uma área plantada de 5,776 milhões de hectares, praticamente estável em comparação ao ciclo passado (5,784 milhões de hectares), o plantio ocorreu de forma tranquila, enfrentando apenas problemas pontuais e localizados que não devem comprometer os resultados finais.

As condições climáticas, de modo geral, foram favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Embora algumas regiões tenham registrado déficit hídrico no início do plantio, a recuperação das chuvas trouxe alívio e criou condições ideais para o crescimento das plantas. O cenário atual é promissor, e os produtores estão otimistas quanto ao cumprimento das expectativas de produtividade.

Com a colheita se aproximando, a atenção dos produtores está voltada para assegurar a qualidade dos grãos. Tecnologias acessíveis, como medidores de umidade, têm sido amplamente utilizadas para monitorar a qualidade dos grãos antes da colheita. “Com isso, é possível mitigar riscos climáticos, garantindo previsibilidade e segurança na hora da colheita”, destaca o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da Loc Solution, empresa detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos.

Recentemente, a Loc Solution concluiu a atualização dos medidores de umidade no Laboratório de Cascavel (LACAS), que integra a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do INMETRO. “Com o apoio do supervisor do laboratório, Celso Antônio Claser, fortalecemos a precisão e confiabilidade dos processos na região”, afirma Smolareck.

O LACAS, inaugurado em 2002, desempenha um papel essencial no suporte técnico aos produtores, assegurando a precisão dos equipamentos utilizados nas propriedades, armazéns e cooperativas agrícolas.

Novidades para armazenamento

No setor de armazenamento, a Motomco lançou um medidor de fluxo para controle e rastreabilidade no manejo de grãos. O equipamento pode ser instalado em diversos pontos estratégicos da unidade armazenadora, como na moega, na entrada do silo e na expedição de cargas durante o carregamento de caminhões. Essa inovação permite um monitoramento mais eficaz em todas as etapas do armazenamento. “Com a previsão de uma safra abundante e o avanço das tecnologias no campo, estamos confiantes em uma safra muito positiva”, complementa Smolareck.

Produção nacional em alta

Em âmbito nacional, a safra de soja segue para um resultado recorde, com uma estimativa de 166 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Esse desempenho reforça o protagonismo do Brasil como líder mundial na produção e exportação de soja.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Janela para plantio acompanha o período de chuvas

2

Ascenza anuncia novo coordenador para ampliar mercado e consolidar posicionamento no setor de HF

3

Plantio inteligente e colheita o ano todo: a nova era da produção de morango no Brasil

4

Cacau amazônico domina a sétima edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

5

Leilão online da Região do Cerrado Mineiro atrai compradores da Ásia, Europa, EUA e Mercosul

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

sombrite1 (Médio)

Sombrite®: há 50 anos caminhando junto com o cafeicultor

Depositphotos_583129486_XL

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

Imagem mostra sintomas de mancha-alvo da soja

Mancha-alvo da soja se espalha rapidamente pelo Cerrado

Divulgação

Imaflora lança a primeira certificação de carne livre de desmatamento do mundo