Correção do solo: alternativa para melhorar produção dos cafezais

Em Timburí (SP), cafeicultor prevê aumento da produção de mais de 100% após correção com calcário micronizado. Estima-se uma produtividade de 120 sacas por hectare.
Acompanhe tudo sobre Massari e muito mais!

A safra 2025 de café no Brasil deve ser 4,4% menor comparada à do ano passado, segundo a última estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil (Conab).

As adversidades do clima, como as altas temperaturas no início do ano e a falta de chuvas nas fases de floração, devem resultar em uma colheita de 51,8 milhões de sacas no café. No ano passado, foram 54,2 milhões de sacas.

No campo

O cenário desafiador encontrado no campo tem levado os cafeicultores a buscarem alternativas para melhorarem a capacidade produtiva dos cafezais. Em Timburí (SP), o produtor rural Claiton Sandro Corcovia está na contramão das estimativas da Conab, após realizar a correção do solo em sua propriedade.

Após fazer uma análise do solo de sua plantação, Corcovia aplicou o fertilizante mineral misto da Massari Fértil, que em sua mistura possui o calcário micronizado e obteve um ótimo resultado. Ele prevê, para a safra deste ano, colher 125 sacas/ha. Em 2024, o cafeicultor colheu apenas 60 sacas/ha.

Segundo o químico da Massari, Cláudio Monteiro, o calcário micronizado tem a capacidade de percolar pelo perfil e neutralizar o alumínio tóxico com a elevação do pH, corrigindo, assim, o solo.

O que acontece?

Direita para esquerda: Claiton Corcovia (produtor
rural), Cláudio Monteiro (químico da Massari) e
Fábio Pazetti (representante comercial da Massari)

Monteiro explica que, no caso do cafezal de Corcovia, os técnicos da empresa realizaram a análise do solo, que já tem sete anos, e perceberam a alta acidez, o que poderia estar prejudicando os pés de café. O produto indicado é com base em calcário micronizado, além de outros elementos.

“Foi também realizada uma mescla de calcários, que possui uma distribuição granulométrica adequada para que as partículas maiores possam contribuir com o poder residual do produto no solo ao longo do tempo. Com isto, elevou-se a concentração do cálcio e do magnésio (proveniente do calcário) e também do enxofre (proveniente da mistura de gesso agrícola e enxofre elementar) em superfície e em subsuperfície”, declara.

Fósforo para elevar pH do solo

Após a aplicação do produto, os técnicos também observaram uma elevação do pH do solo. Houve o fenômeno da disponibilização do nutriente fósforo que estava aprisionado no solo.

A mistura utilizada no cafezal do produtor também continha a rocha natural Ulexita, extraída da Bolívia, que tem em sua constituição química o elemento boro de ação gradual.

“Não resta dúvidas de que houve resposta da plantação também pela ação do elemento boro. O cafezal de sete anos apresentou uma ótima resposta, fazendo com que tenhamos a estimativa de chegar entre 120 e 125 sacas por hectare nesta safra. Agora é aguardar até o mês de maio deste ano para que se possa medir a produtividade”, destaca Monteiro.

Comparativo

Para efeito de comparação, a média brasileira da safra de 2025 será de 28 sacas por hectare, de acordo com a estimativa da Conab.

Para o produtor, a utilização dos produtos da Massari Fértil trouxe esperança de melhorar o seu desempenho em uma safra complicada. “Desde que passamos a realizar a correção adequada do solo, percebi que a produção melhorou consideravelmente e o aspecto da lavoura também”, afirma Corcovia.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cafés especiais: fertirrigação auxilia na produção

2

Microverdes: cultivo fácil e demanda crescente

3

Controle de pragas que causam prejuízos à physalis

4

Diversificação das cultivares de milho: que vantagens há?

5

Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Gotejamento-em-cafe-19-Credito-Marcelo-Linhares-10-2013

Cafés especiais: fertirrigação auxilia na produção

Corn cobs in corn plantation field.

Diversificação das cultivares de milho: que vantagens há?

Foto 01 (Telefone)

Produção de mudas: bandejas de isopor ou plásticas?

Corn or maize in garden field in organic agriculture, sweet corn vegetable food for good health of people, fresh maize harvesting in rural or countryside, nature growht plantation in meadow farm

Milho resistente às pragas