Associação Caatinga incentiva pesquisas científicas sobre a Caatinga, único bioma 100% brasileiro 

Atualmente, são mais de 50 estudos listados no site da Associação, incluindo teses de mestrado e doutorado, trabalhos de conclusão de curso, publicações em periódicos científicos e livros
Acompanhe tudo sobre associação Caatinga, Bioma, Caatinga e muito mais!
Divulgação

A Associação Caatinga (AC) tem se dedicado a promover e incentivar estudos acadêmicos sobre o bioma da Caatinga – o menos pesquisado do Brasil – para aumentar o conhecimento científico sobre a região. Ao longo dos anos, a AC já contribuiu significativamente para a realização de diversas pesquisas científicas, fomentando descobertas valiosas sobre a Caatinga.

Um exemplo está na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), que se destaca como um importante espaço para a realização de pesquisas. De acordo com Gilson Miranda, Gestor da RNSA, a Associação Caatinga incentiva pesquisadores de todo o Brasil e do mundo a desenvolverem estudos na unidade. “Já realizamos inúmeras parcerias de sucesso”, afirma Miranda, destacando que as propostas de pesquisa passam por análise e autorização da equipe técnica da instituição.

As pesquisas realizadas na Serra das Almas, sejam pela equipe da AC ou por parceiros, estão listadas no site da ONG. São mais de 50 estudos, incluindo teses de mestrado e doutorado, trabalhos de conclusão de curso, publicações em periódicos científicos e livros.

Entre os estudos em destaque, encontra-se o monitoramento da mastofauna com foco em felinos e primatas, que é desenvolvido por meio do projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O estudo consiste na captura de imagens da fauna local, por meio de armadilhas fotográficas, testando novas metodologias em diferentes tipos de ambientes, para melhor compreensão da distribuição das espécies na Reserva Natural Serra das Almas e a proposição de ações mais efetivas de conservação.

O monitoramento é focado nos felinos, animais topo de cadeia, para descrever os ambientes utilizados por esses animais, e nos primatas, devido à confirmação da existência da espécie Guariba (Alouatta ululata). A presença de predadores de topo é um indicativo de integridade ambiental, e essas informações são estratégicas no desenho de corredores ecológicos, conectando fragmentos florestais e contribuindo para a conservação de áreas prioritárias.

Reserva Natural Serra das Almas

É um santuário da biodiversidade da Caatinga, situada entre os municípios de Crateús (Ceará) e Buriti dos Montes (Piauí). A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, predominante no Nordeste, e abriga aproximadamente 4.974 espécies de plantas e animais únicos, como o tatu-bola, o mocó e o soldadinho-do-araripe.

Gerida pela Associação Caatinga, a Serra das Almas cobre, atualmente, 6.285 hectares, protege quatro nascentes, estoca 1.647.245 toneladas de CO², evita o escoamento de 4,8 bilhões de litros de água por ano, além de oferecer sete trilhas ecológicas, réplicas de animais em tamanho real e infraestrutura completa para visitantes e pesquisadores, incluindo alojamento, laboratório, auditório e viveiros de mudas nativas.

Visitação

A Reserva está aberta para visitação todos os dias da semana, mas é necessário agendar a visita com pelo menos quatro dias de antecedência pelo telefone (88) 99955-6570 ou pelo e-mail caatinga@acaatinga.org.br.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produtores de quiabo priorizam materiais que garantem regularidade de oferta

2

Como a Doença de Gumboro afeta a sanidade, performance e rentabilidade das Aves

3

Extratos da alga Ascophyllum nodosum impulsionam eficiência e sustentabilidade na produção agrícola

4

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

5

FMC reforça liderança na cultura de cana com o retorno de Leonardo Brusantin como gerente da cultura

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas?