EPAMIG realiza dia de campo sobre Hortaliças PANC

Evento, gratuito, acontece na próxima quinta-feira (4), em São João del-Rei
Acompanhe tudo sobre EPAMIG, PANC e muito mais!
Foto: Erasmo Pereira – Ascom EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza nesta quinta-feira, 4 de julho, no Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei, o Dia de Campo de Hortaliças PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais). O evento gratuito acontece a partir das 8h, com inscrições no local.  

A programação será dividida em quatro estações de campo, comandadas por pesquisadores da EPAMIG, para a demonstração de hortaliças não convencionais: “Peixinho, azedinha e inhame”, apresentados por Marinalva Woods; “Feijão-guandu, araruta e ararutão”, tema de Izabel Cristina dos Santos; “Ora-pro-nóbis e vinagreira”, por Maria Regina Souza; e Tomate de árvore, com Cláudio Egon Faccion. Além de uma palestra sobre manejo de insetos tripes no cultivo de hortaliças, ministrada pela pesquisadora Lívia Carvalho, também da EPAMIG.

“Vamos demonstrar algumas dessas PANC em campo e abordar os usos mais comuns. Temos a vinagreira, que está em fase de colheita, e vamos demonstrar a preparação dos cálices para geleias e chás. A araruta  é muito popular como polvilho e também pode ser usada na alimentação de crianças e pessoas alérgicas ao leite. Além do ora-pro-nóbis popular na culinária mineira acompanhando frango ou costelinha de porco”, destaca a pesquisadora, Izabel Santos.

O evento é destinado ao público em geral e já tem confirmada a participação de produtores da região Campos das Vertentes trazidos pela Emater-MG, alunos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e culinaristas. Como será em local aberto a organização orienta aos visitantes que usem bonés e levem água.

O Dia de Campo tem apoio da Emater-MG, da UFSJ e da Fapemig.

EPAMIG nas Escolas

Como parte do projeto “Popularização da Ciência e Tecnologia CNPq/MCTIC 2022, Ciência Itinerante”, o Campo Experimental Risoleta Neves tem recebido visitas de estudantes do fundamental. Na última semana (quinta-feira, 27), foram 49 alunos da Rede de Ensino Atus de São João del-Rei e, nesta terça-feira (2), será a vez de 40 alunos da Casa Fundamental de Belo Horizonte.

A programação inclui as palestras “Hortaliças que não estão nos supermercados” (pesquisadora Izabel Santos), “Flores para jardim” (pesquisadora Simone Reis e Ângela Nascimento), “O mundo dos insetos” (pesquisadora Lívia Carvalho) e “Propagação de plantas ‘in vitro’” (pesquisador Erivelton Resende. As visitas são exclusivas para instituições  inscritas.

Programação / Divulgação

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Golden Harvest anuncia nova estratégia de negócio e projeta crescimento acelerado no mercado de soja

2

Inovações biotecnológicas potencializam produções mais sustentáveis na agricultura

3

Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional

4

Cápsulas de alho se mostram eficazes contra parasitas do pirarucu

5

Reversão do desmatamento da Amazônia pode gerar US$ 784 bilhões

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Parâmetros produtivos e econômicos na produção leiteira serão destaque do Encontro de Bubalinocultores

1

Mariangela Hungria receberá “Nobel da Agricultura” nos EUA

Imagem de arquivo da edição de 2024

Iagro 2025 discutirá uso inteligente de dados e IA no agronegócio

Cajá - Crédito: Internet

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais