Workshop discute estresse abiótico

Crédito Green Has

Publicado em 24 de maio de 2017 às 19h28

Última atualização em 24 de maio de 2017 às 19h28

Acompanhe tudo sobre Agrishow, Aminoácido, Cana-de-açúcar, Feijão, Geada, Herbicida, Jaboticaba, Orgânicos e muito mais!
Crédito Green Has
Crédito Green Has

O III Workshop de Estresse Abiótico foi realizado na Unesp de Jaboticabal, e contou com a presença da Green Has. “O estresse abiótico é uma palavra ainda pouco conhecida como conceito, mas na prática o agricultor vive com isso em todo o ciclo da planta, que são momentos em que ela tem uma baixa da sua atividade metabólica causada por estresse químico, geada e seca, por exemplo“, esclarece Franco Borsari, diretor da Green Has do Brasil.

Hoje a ciência tem buscado explicar a resposta natural da planta frente a esse estresse, e a Green Has Italia desenvolveu um portfólio de fertilizantes orgânicos que potencializam a planta em sua resposta natural ao estresse.

“Tivemos no nosso estande, durante a Agrishow, por exemplo, um campo de feijão, onde causamos fitotoxidade por herbicida e mostramos o efeito de resposta da planta com a aplicação de um produto nosso, o Drin®, mais especificamente antes e depois da planta sofrer um estresse químico.Mostramos, na prática, o que é uma planta com estresse químico, o estresse abiótico causado pelo herbicida e a resposta que ela tem quando se aplica um produto que potencializa o desenvolvimento da proteção da planta frente a esse estresse“, esclarece Borsari.

O Drin® atua no metabolismo da planta, que tem defesas naturais, mas quando o estresse químico acontece muito rapidamente a planta não tem tempo hábil para se preparar para esse momento. Então, o produto ajuda a planta fornecendo energia na forma de aminoácidos e com uma molécula que ela própria geraria, que é a AATC, e que o Drin fornece de imediato, fazendo com que a planta gaste menos energia para gerar essa molécula.

Franco Borsari compara as folhas da planta a um painel solar, e ela precisa estar com elas em condições de realizar a fotossíntese com eficácia. “Estamos ajudando a planta a manter esse painel solar, que é a folha, em perfeitas condições para continuar realizando uma das dádivas da vida, a fotossíntese“, diz.

Foto 02 - Colocar no canto da página

O evento

A Green Has participou do workshop apresentando um portfólio de produtos para mitigar o estresse abiótico, com diversos resultados práticos em cana-de-açúcar, soja, milho e feijão, sempre com aumento de produtividade de 10 a 20%, comparado com plantas testemunhas que sofreram estresse e não receberam o produto.

Isso garante uma relação custo/benefício vantajosa para o agricultor, além de oferecer mais segurança, desde que seguidas as recomendações de manejo. “Foi muito bom mostrar para a ciência que as empresas estão acopladas ao mesmo objetivo.A ciência busca sempre o porquê das coisas e nós estamos mostrando o resultado do produto, que seria uma ciência aplicada. Estamos criando uma sinergia mostrando para os pesquisadores o que um produto com tecnologia, aliado ao conhecimento científico, pode causar de benefício“, finaliza Borsari.

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Uva: inovações no manejo da mosca-branca

2

Cultivo de goiaba garante sucessão na região Central de Minas Gerais 

3

John Deere desenvolve soluções que reduzemos efeitos da cintilação em máquinas agrícolas

4

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7% de janeiro a julho de 2025

5

Cafeicultura: Jacto aposta em inovação e mecanização

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

jacto (2)

Cafeicultura: Jacto aposta em inovação e mecanização

Divulgação

Potássio, cálcio, boro e enxofre na cultura do trigo: como esses nutrientes influenciam na qualidade e produtividade

Divulgação

Amendoim: exportação registra marca história de 180 mil toneladas

Parceria entre Cargill e USP contará com as investigações de 11 mestres e doutores sobre plantas de cobertura e seus efeitos na agricultura brasileira

Cargill e CCarbon/USP firmam parceria para pesquisar plantas de cobertura em sistemas de produção de grãos