Vazio sanitário da soja será de 137 dias no MT

Esta é uma medida de controle legislativo que, aliada a outras técnicas de manejo adotadas pelo produtor, visa minimizar os impactos causados pela ferrugem asiática - Crédito Miriam Lins

Publicado em 23 de outubro de 2014 às 11h18

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 15h58

Acompanhe tudo sobre Algodão, Ferrugem, Girassol, Irrigação, Safrinha, Vazio sanitário e muito mais!

Vazio sanitário da soja é ampliado para 137 dias em Mato Grosso

Medida passa a valer a partir de 1º de maio para safra 2015/2016

 

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso foi ampliado de 90 para 137 dias. Uma portaria conjunta do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) e da Secretaria de Agricultura do Estado (Sedraf) definiu a data de início em primeiro de maio e a data final em 15 de setembro. A decisão terá validade a partir da safra 2015/2016.

Esta é uma medida de controle legislativo que, aliada a outras técnicas de manejo adotadas pelo produtor, visa minimizar os impactos causados pela ferrugem asiática - Crédito Miriam Lins
Esta é uma medida de controle legislativo que, aliada a outras técnicas de manejo adotadas pelo produtor, visa minimizar os impactos causados pela ferrugem asiática – Crédito Miriam Lins

Durante todo este período não será permitida a presença de plantas vivas de soja em áreas sob sistema de irrigação, de cultivo tradicional ou qualquer outra forma. As exceções são indicadas na Instrução Normativa 007/2014 publicada na edição do Diário Oficial do Estado, desta quarta, dia 22. O documento trata das medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja no Estado de Mato Grosso.

 

Aprosoja-MT discorda de novo período de vazio sanitário

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) divulgou nota, na qual discorda da nova data para a proibição do plantio de soja no Estado. O presidente da Associação, Ricardo Tomczyk, acredita que o ideal seria aumentar o fim do período para 30 de setembro para que diminua a janela do plantio, sem alterar a data de início.

” A soja colhida antecipadamente acaba disseminando inóculos da ferrugem asiática para outras lavouras, quando não controlado corretamente ” explica.

Tomczyk reforça que a discussão está focada em uma pequena área de plantio de soja safrinha, que representa menos de 2% do total cultivado em Mato Grosso.

” Estamos discutindo a eficiência de fungicidas e o impacto nas lavouras, mas os órgãos competentes tentam resolver um pequeno problema e deixam de fora 98% da área de soja do Estado ” destaca.

A Aprosoja-MT entende que há problemas técnicos no manejo da safrinha de soja, mas ressalta que este período de vazio sanitário irá impactar fortemente no mercado de sementes.

” Na safrinha há a produção de sementes salvas e isso é uma forma de regular o mercado, fato importante para o produtor ” diz Tomczyk.

Conforme a nota, além da preocupação com a safra de soja, há outros setores que também serão impactados com a medida, a exemplo dos produtores de algodão e girassol.

” A discussão precisa ser reaberta para chegarmos a um consenso ” frisa o presidente.

Fonte: CANAL RURAL

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Anunciados os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2025

2

FGV Horizontes: Conexões de valor para impulsionar a economia de Minas Gerais

3

COP 30: Empresas B apontam o caminho para reduzir o aumento da temperatura global em 0,5°C

4

Jiffy: soluções sustentáveis e de alta performance para citros

5

Biotrop: soluções inovadoras e sustentáveis

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

imagem_2022-06-30_145124434

Pragas e doenças no abacateiro: prevenção e controle

Planta brasileira de caraguatá

Caraguatá: fruta atrai pelos benefícios medicinais

Operador realizando limpeza de terreno com roçadeira e EPIs de segurança.

Limpeza de terreno com roçadeira garante agilidade e segurança

Fruto do cajá

Cajá: como cultivar, quais os benefícios, principais pragas e mais