Uso de fungicidas para controle da ferrugem alaranjada na cana

Publicado em 5 de maio de 2015 às 07h00

Última atualização em 5 de maio de 2015 às 07h00

Acompanhe tudo sobre Biológico, Cana-de-açúcar, Carvão, Controle biológico, Defensivo, Ferrugem, Laranja, Manejo Integrado, MIP, Mosaico, Traça e muito mais!

 

José Otavio Menten

Diretor financeiro do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Agronomia, pós-doutorados em Manejo de Pragas e Biotecnologia e professor associado da ESALQ/USP

Ferrugem alaranjada em cana - Crédito Pery Figueiredo
Ferrugem alaranjada em cana – Crédito Pery Figueiredo

A cana é um cultivo agrícola muito importante para o Brasil e mundo. A área a ser colhida na safra 2014/15, no Brasil, deve ser de nove milhões de hectares, com produção de 642 milhões de toneladas e produtividade de 71. 3 t/ha.

É necessário um choque tecnológico na atividade. Não existe a cultura, tradição ou costume de se utilizar fungicidas foliares em cana-de-açúcar no Brasil. A cana é uma cultura relativamente rústica, sendo as doenças importantes manejadas, principalmente, pela utilização de variedades resistentes. Utiliza-se, também, mudas sadias ou adequadamente tratadas, roguing, cultivo em áreas favoráveis, etc.

Defensivos usados em cana são herbicidas e alguns inseticidas, sendo o controle biológico bastante utilizados no manejo de insetos-pragas.

Melhoramento genético

Os programas de melhoramento de cana priorizam o desenvolvimento de materiais genéticos com resistência satisfatória aos agentes causais de doenças viróticas (mosaico e amarelinho), bacterianas (raquitismo e escaldadura) e fúngicas (carvão e ferrugem marrom).

Em 2009, foi constatado no Brasil o fungo Pucciniakuehnii, agente causal da ferrugem alaranjada. Embora a principal medida de manejo seja a resistência, existem variedades que, apesar de apresentarem boas características agronômicas e industriais (produtividade, bom desenvolvimento em áreas com limitações edafoclimáticas, resistência a outras pragas etc.), permitem o desenvolvimento desta ferrugem. Os danos podem chegar a 25%, de acordo com experimentos e observações preliminares.

MIP

O MIP (manejo integrado de pragas) é um procedimento adotado em todas as culturas. Não é sustentável basear o manejo de doenças em uma ou poucas medidas; o ideal é se utilizar o maior número possível de medidas, simultaneamente ou em sequência. Fungicidas são amplamente empregados em diversos sistemas patógeno-hospedeiro.

Existem fungicidas registrados e com eficiência satisfatória contra o agente causal da ferrugem alaranjada da cana. Diversos experimentos e campos de demonstração estão sendo instalados para avaliar a viabilidade do procedimento.

Observações preliminares têm sido promissoras. A incorporação desta nova tecnologia em cana pode contribuir para o aumento do rendimento, que vem se mantendo estagnado há muito tempo.

A utilização de fungicidas deve ser analisada com muita atenção e sem preconceitos. Se em quase todos os demais cultivos é uma ferramenta importante e, em alguns casos, indispensável, pode ser bastante útil nesta nova fase de cultivo da cana no Brasil.

Certamente, com o surgimento de formulações de fungicidas cada vez mais apropriadas, melhorias na tecnologia de aplicação, posicionamento adequado do produto durante o ciclo da cultura e condições ambientais etc. será possível obter avanços significativos no cultivo da cana-de-açúcar.

 

Essa matéria você encontra na edição de Abril da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

QIMA WQS e QIMA IBD, reconhecidos globalmente como provedores de certificação de alimentos, agora estão unificados sob a marca QIMA

2

Brasil lidera crescimento dos biológicos, mas concorrência aumenta

3

“O tarifaço dos EUA não é uma tragédia para o Brasil, é um despertar”, diz presidente do Sebrae

4

Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025 está com inscrições abertas

5

Prêmio Região do Cerrado Mineiro 2025 abre inscrições com nova categoria para cafés mais doces

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Young,Plant,Growth,From,Spouts,On,Black,Soil,Against,Shiny

Agricultura sob pressão: como manter a produtividade em alta?

Grain,Auger,Of,Combine,Pouring,Corn,Into,Tractor,Trailer

Milho: híbridos de alto desempenho

Produtora Maria José Vilela Rezende / Fotos: Emater-MG/Divulgação

Mulheres no Sul de Minas se destacam na cafeicultura

Imagem6 (Médio)

Atualidades da cana-de-açúcar: sustentabilidade e eficiência dos organominerais