Sebrae lança plataforma de rastreabilidade ‘Origem Controlada Café’

Sistema promete ampliar o acesso a novos mercados consumidores e pode beneficiar mais de 100 mil produtores distribuídos por 424 municípios em todo o país
Belo Horizonte_MG, 22 de Novembro de 2024 cafe_editora_sic 2024 Fotos dos estandes, palestras e participantes da semana internacional do cafe que acontece no pavilhao do expominas. Imagem: Gustavo Baxter / NITRO
Acompanhe tudo sobre Café, Inovação, Origem Controlada, Rastreabilidade, Sebrae e muito mais!
Crédito Gustavo Baxter-NITRO
cafe_editora_sic 2024

Fotos dos estandes, palestras e participantes da semana internacional do cafe que acontece no pavilhao do expominas.

Imagem: Gustavo Baxter / NITRO

Minas Gerais possui seis das 15 Indicações Geográficas (IGs) para cafés no Brasil. Para proteger e comunicar ao mercado as regiões produtoras com IG, o Sebrae lançou a plataforma de rastreabilidade Origem Controlada Café. O sistema reúne e monitora dados sobre todas essas IGs brasileiras e foi apresentado durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. A ferramenta vai contribuir para ampliar o acesso a mercados nacionais e estrangeiros e pode beneficiar mais de 100 mil produtores espalhados por 424 municípios em todo o país. A plataforma pode ser acessada pelo link

A iniciativa é resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pelo Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Instituto CNA. “A rastreabilidade é uma exigência do mercado. Hoje, o comprador do exterior quer todos os dados do produto com origem controlada e a plataforma consegue dar essas respostas, informando quem produz, onde, qualidade, características sensoriais dos cafés que têm IG, e várias outras informações técnicas”, explica a analista de Inovação do Sebrae Nacional Hulda Giesbrecht. 

O registro de Indicação Geográfica (IG) é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para atestar que um determinado produto ou serviço tem qualidades especiais graças à origem geográfica. Com as IGs, os produtos podem ser mais valorizados e as regiões produtoras podem se beneficiar coletivamente, impulsionando o crescimento econômico e turístico. A canastra foi a última região produtora mineira a obter a chancela junto ao INPI, em setembro do ano passado. 

Hoje, em Minas Gerais, as regiões produtoras Campo das Vertentes (2020), Matas de Minas (2020) e Sudoeste de Minas (2023) já têm a chancela do registro na modalidade Indicação de Procedência (IP), enquanto Região do Cerrado Mineiro (2013), Mantiqueira de Minas (2020) e Canastra (2023) conquistaram a Denominação de Origem. 

Para o presidente da Associação dos Cafeicultores da Canastra (Acanastra), José Carlos Bacili, a plataforma vai gerar diversos benefícios para os produtores e as regiões cafeeiras reconhecidas. “Hoje, você não consegue consolidar um produto e um serviço sem rastreabilidade. Isso é fundamental para que tenhamos credibilidade naquilo que oferecemos. Essa plataforma é uma das ferramentas mais importantes para consolidar todo o trabalho que estamos fazendo”, ressalta. 

Na avaliação do superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal, a ferramenta será muito importante para integrar, em uma única plataforma, todas as regiões brasileiras de café com indicação geográfica. “Nossa região foi a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do país. A plataforma vai auxiliar no alinhamento das informações de rastreabilidade e gestão das IGs frente aos produtores e torrefações que serão os usuários, ampliando a massa crítica no entorno do conceito de indicação geográfica”, destaca.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Setor da maçã ganha premiação inédita: ABPM celebra inovação e liderança na pomicultura

2

Resultados da biotecnologia HB4® indicam ganhos de produtividade em condições de seca 

3

Trator da Série S6 da Valtra é destaque na Expointer

4

Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica

5

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto: Divulgação/Seapa

Exportações do agronegócio mineiro crescem 17% no período de janeiro a julho

Divulgação Emater-MG

Concurso de Qualidade do Café da Região de Manhuaçu 2025 abre inscrições até 5 de setembro

Foto: Freepik

A cadeia produtiva do café no brasil: importância, processos e perspectivas

Foto: Ascom Expocacer

Produtores atingidos pelas geadas podem acessar recursos do Funcafé